Das 24 Tribunas Livres realizadas em 2024 pela CMC, 11 foram sobre saúde

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 21/01/2025 08h44, última modificação 21/01/2025 08h44
Balancos de atividades de instituições hospitalares e outros temas ligados à saúde representaram quase a metade das Tribunas Livres realizadas durante 2024 pela CMC.
Das 24 Tribunas Livres realizadas em 2024 pela CMC, 11 foram sobre saúde

Em 2024, a CMC promoveu 24 Tribunas Livres, horários reservados dentro das sessões plenárias das quartas-feiras para o debate de temas de interesse da comunidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante o ano de 2024, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu 24 convidados que se manifestaram nas sessões plenárias das quartas-feiras, durante o horário destinado às Tribunas Livres. O uso da Tribuna Livre está previsto entre os artigos 208 e 210 do Regimento Interno da Câmara (Resolução nº 8/2012) e possibilita que os vereadores convidem especialistas nos mais diversos assuntos para que tragam esclarecimentos à comunidade. O tempo de manifestação do convidado é de 15 minutos e, em seguida, os vereadores têm 30 minutos para proporem questionamentos, tempo que pode ser prorrogado a critério do plenário por 15 minutos.

Cada vereador tem direito a uma indicação por sessão legislativa e essa indicação deverá ser feita à Mesa Executiva por meio de um requerimento específico. O Regimento Interno veda o convite a representantes de partidos políticos, candidatos a cargos eletivos e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. Não mais do que uma pessoa pode ocupar a Tribuna Livre por sessão.

A título de curiosidade, vale lembrar que a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em 6 de dezembro de 1983, a lei 6450/1983, que instituía uma Tribuna Livre no lugar conhecido como “Boca Maldita”, na rua XV de Novembro, entre as ruas Ermelino de Leão e Travessa Oliveira Belo. Todos os dias, das 8h às 22h, qualquer cidadão podia inscrever-se e fazer uso da palavra por 5 a 10 minutos, sendo regulamentada pela prefeitura a segurança dos oradores e a responsabilidade pelo uso da fala.

Central 156, Central Saúde Já, Dia do Rim e Síndrome de Down

A primeira Tribuna Livre de 2024, realizada em 7 de fevereiro, recebeu o gerente de operações do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), Ozires Oliveira, que foi convidado pelo vereador João da 5 Irmãos (MDB) para falar sobre o trabalho da Central 156. Criada em 1984, a Central 156 opera desde 1999 por meio de um contrato da Prefeitura de Curitiba com o Instituto Curitiba de Informática (ICI).

O médico Paulo Henrique Fraxino, presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia, compareceu à Câmara no dia 12 de março, véspera do Dia Mundial do Rim. O convite foi feito pela então vereadora Maria Leticia (PV) e o tema daquela Tribuna Livre foi “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Em 20 de março, o tema da Tribuna Livre foi o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente e, em âmbito mundial, no dia 21. O vereador Pier Petruzziello (PP) foi o autor do convite à vice-presidente da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down (Fepasd), Marlene Dias Carvalho, que solicitou mais apoio da Câmara para a inclusão das pessoas com Down no mercado de trabalho.

No dia 27 de março, foi a vez de Caiê Alonso, membro da Rede Curitiba Climática (Recc), que esteve na Câmara a convite da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) para abordar as mudanças climáticas. Em 10 de abril, a Câmara recebeu o coordenador de enfermagem da Central Saúde Já, Jonas Souza da Silva, convidado pelo ex-vereador Mauro Bobato (PP). Jonas comemorou que, nos últimos quatro anos, a Central Saúde Já promoveu mais de 1 milhão de atendimentos, com 85% de resolutividade.

Inteligência Artificial, mudanças climáticas, doença celíaca e tabagismo

Uma semana depois, a Tribuna Livre teve como palestrante Dornelles Vissotto Junior, engenheiro, mestre e doutor em Métodos Numéricos, a convite do ex-vereador Herivelto Oliveira. Dornelles é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tratou da adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) por parte do poder público em prol do desenvolvimento da cidade.

A diretora jurídica da Associação de Celíacos do Estado do Paraná (Acelpar), Giseli Vilela da Silveira, esteve na CMC no dia 14 de maio a convite do ex-vereador Bruno Pessuti (Pode), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização à Doença Celíaca, celebrado em 16 de maio – o Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba, foi iluminado com a cor verde em apoio ao Maio Verde, como é conhecida a campanha global de conscientização. Giseli defendeu a aprovação do projeto de lei que garante a dieta hospital especial ao paciente celíaco internado.

Em 12 de junho, a fisioterapeuta Eliana Marcon Fortes, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esteve na Câmara a convite do vereador Tico Kuzma (PSD). A palestrante falou sobre a luta contra o tabagismo e requereu apoio nas ações de combate ao uso da substância. Eliana participou da implantação do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2003.

Hospitais MacKenzie Evangélico, Pequeno Príncipe e INC

Diabetes: educação e monitorização da doença em Curitiba”, foi o tema da Tribuna Livre do dia 25 de junho. A diabetes é a principal causa de cegueira e de amputação de membros no Brasil e no mundo. A convite do ex-vereador Alexandre Leprevost, a presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), Angela Nazario, falou sobre o programa de prevenção que a entidade promove junto à rede municipal de ensino de Curitiba.

O setor de bares e restaurantes em Curitiba foi representado no dia 28 de agosto na Tribuna Livre por André Fernandes da Rosa, empresário que, a convite do vereador Angelo Vanhoni (PT), falou sobre a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), realizada em conjunto pela Secretaria de Urbanismo (SMU), Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente (SMA), Polícia Militar e outros órgãos. Para o setor de bares, a Aifu estaria agindo de forma abusiva.

No dia 4 de setembro, Patrick Fingerle Ramina, diretor-executivo financeiro do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), entidade fundada há 20 anos no bairro Mossunguê. explanou sobre a excelência do INC na área da neurocirurgia e também a respeito do impacto social positivo gerado pelas atividades da instituição, que atende pacientes de todo o Brasil e de outros países da América do Sul.

Foi do vereador licenciado Marcelo Fachinelo (Pode) a iniciativa de convidar Rodrigo Bonfim, coordenador de relações institucionais do Hospital Pequeno Príncipe, que apresentou as diretrizes da Agenda 227, um movimento nacional que reúne mais de 400 organizações dedicadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Tiago Hessel Tormen, diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (Huem), esteve no dia 16 de outubro na Câmara Municipal, para participar da Tribuna Livre, com o objetivo de discutir os desafios da instituição, seus projetos e perspectivas de atuação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Poder Público Municipal. A ex-vereadora Noemia Rocha foi a responsável pelo convite. Tormen comentou que, em 2023, o Huem realizou mais de 2 milhões de atendimentos.

Outra entidade que também teve um representante na Tribuna Livre em 2024 foi o Pequeno Cotolengo. A convite do ex-vereador Oscalino do Povo (PP), o padre Renaldo Amauri Lopes, diretor-presidente do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, apresentou um balanço das atividades da instituição e solicitou apoio na renovação de emendas parlamentares.

Furtos de cabos metálicos, Perhapiness e Reforma Tributária

Sidnei Toaldo (PRD) foi o autor do convite feito a Vinicius Bruce Souza, educador do Serviço de Residência em Urologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e preceptor em Cirurgia Robótica para ocupar a Tribuna Livre do dia 13 de novembro. Souza é titular da Sociedade Brasileira de Urologia e utilizou o espaço da Tribuna Livre para falar da campanha Novembro Azul e da importância da prevenção do câncer de próstata.

No dia 27 de novembro, o delegado Marcelo Magalhães, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba esteve na Tribuna Livre a convite do vereador Nori Seto (PP), para tratar do tema Furtos e Roubos de Cabos Elétricos em Curitiba – soluções e meios para combatê-los. Ele apontou que, somente no primeiro semestre de 2024, 501 ocorrências de furtos de cabos metálicos foram registradas em Curitiba, um aumento considerável em relação a anos anteriores.

A jornalista e produtora cultural Aurea Leminski falou, durante a Tribuna Livre do dia 4 de dezembro, sobre as atividades realizadas pelo Instituto Paulo Leminski, sobre o festival em homenagem ao poeta e a respeito do projeto de instituição do Dia Municipal Perhapiness, em alusão aos eventos de mesmo nome realizados pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em homenagem ao escritor no início da década de 1990. O convite a Aurea foi feito pelo ex-vereador Dalton Borba.

A última Tribuna Livre do ano de 2024 teve a presença da chefe de Divisão de Fiscalização do Departamento de Rendas Mobiliárias da Prefeitura Municipal de Curitiba, Clarissa Rodrigues Mendes, que tratou do tema Reforma Tributária e seus impactos no município de Curitiba. A iniciativa do convite foi da vereadora Indiara Barbosa (Novo).