Daiane dos Santos é Cidadã Honorária
A ginasta Daiane dos Santos, um dos maiores nomes do esporte atualmente no mundo, foi homenageada pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (14), com o título de Cidadã Honorária de Curitiba, por proposição dos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, e Mario Celso Cunha (PSB). Natural de Porto Alegre, Daiane está há mais de dois anos em Curitiba, onde treina para as principais competições mundiais de ginástica no Centro de Excelência, no bairro Tarumã. O discurso de saudação foi feito por Mario Celso Cunha, ligado ao esporte como jornalista e cronista esportivo, que destacou a importância dos patrocínios para que o Brasil tenha atletas de ponta e reconhecimento internacional como Daiane, já que está carente de ídolos. Com o despertar do País para a ginástica, Daiane dos Santos está ganhando essa condição, por suas conquistas, prêmios e consagração em todo o mundo, ressaltou o parlamentar.
Mario Celso fez uma saudação às demais ginastas da equipe brasileira, todas presentes à sessão, entre elas Daniele Hypolito e Camila Comin, também grandes nomes do esporte, com várias conquistas em seus currículos. E também aos pais de Daiane, Moacir e Magda, que vieram de Porto Alegre especialmente para o evento. Daiane foi descoberta numa praça em Porto Alegre, aos 11 anos, e de lá para cá foi subindo degraus na carreira, mas sempre com muitas dificuldades, principalmente pela falta de patrocínio. O vereador lembrou também do técnico russo Oleg Ostapenko, um dos maiores mestres na arte de ensinar a ginástica e sua importância para o desenvolvimento de Daiane e para a conquista da primeira medalha pela ginasta, em 98, na Austrália, seguida de títulos e medalhas em diversos países.
Os exercícios criados pela ginasta também não foram esquecidos e as notas alcançadas em provas de alto grau de dificuldade mereceram destaque especial. Mario Celso destacou o orgulho que Curitiba tem de abrigar Daiane e toda a equipe de ginástica artística do Brasil e a certeza de um grande desempenho em Atenas. Já com seu título, Daiane dos Santos falou pouco e de improviso. Agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e falou da dificuldade em deixar sua cidade e vir para Curitiba, além da importância da técnica da equipe brasileira de ginástica, Vicélia Florenzano, da coordenadora Eliana Martins e todas as demais ginastas e técnicos da equipe. Destacou o carinho que sente por Curitiba e seu orgulho por ser Cidadã Honorária. Afirmou, ainda, admirar o amor que o povo curitibano demonstra pela cidade e que o título não é apenas seu, mas de toda equipe de ginástica do Brasil.
Entre as autoridades presentes ao evento, que lotou o plenário do Palácio Rio Branco, estavam o prefeito Cassio Taniguchi, o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, vereadores e familiares de Daiane, que vieram de Porto Alegre. A sessão solene foi presidida pelo vereador João Cláudio Derosso, presidente da Casa.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba