Dagmar Nascimento receberá cidadania honorária de Curitiba
Nesta quinta-feira (9), a Câmara Municipal realiza sessão solene para conceder o título de cidadã honorária de Curitiba para Dagmar Nascimento. A homenagem, proposta por Pedro Paulo (PDT), acontece às 20h no Palácio Rio Branco. Conselheira tutelar, ela nasceu em São Paulo, capital, em 1939. A honraria está de acordo com a lei municipal 14.855/2016, aprovada pelo Legislativo em maio deste ano (veja aqui).
Segundo o vereador, a homenageada deixou um legado de “brilhantismo, caridade, bondade, respeito e dedicação”. Dagmar Nascimento iniciou sua carreira realizando trabalhos em favelas nas quais residiam crianças carentes. “Sempre movida pelo incentivo de buscar melhorias para os mais necessitados, cadastrou as famílias e montou um "programa" envolvendo aspectos de saneamento básico, horticultura, cuidados básicos do lar, educação dos filhos, alimentação e aproveitamento de retalhos”, diz a justificativa do projeto (006.00004.2016).
Com a expansão dos trabalhos, foi então fundada a Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia, que chegou a atender 350 famílias. “A sede do saber a levou a uma jornada de longos, difíceis, mas orgulhosos anos que se encerram em 1994, quando se formou em Pedagogia, pela Universidade Tuiuti do Paraná, onde também foi professora e coordenadora de curso por 13 anos”, acrescenta o texto.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba