Câmara de Curitiba leva transparência às redes sociais

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC Revisão: Ricardo Marques — publicado 01/08/2023 17h42, última modificação 01/08/2023 17h42
Os acessos ao portal e às redes sociais da CMC demonstram envolvimento ativo da população no primeiro semestre.
Câmara de Curitiba leva transparência às redes sociais

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por um aumento expressivo no número de acessos ao site oficial e às redes sociais da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem dado passos significativos em direção à transparência e ao engajamento cívico, ao utilizar amplamente as redes sociais para informar a população sobre as ações legislativas realizadas durante o primeiro semestre de 2023. Plataformas como TwitterInstagramKooTik Tok e YouTube se tornaram canais eficazes para disseminar informações sobre projetos de lei, sessões plenárias, audiências públicas e outras atividades relacionadas ao trabalho legislativo. Essa crescente utilização das redes sociais como ferramentas de comunicação, por parte dos vereadores e da CMC, tem permitido uma maior proximidade entre os representantes e a população. 

Com a divulgação frequente de vídeos e posts explicativos sobre projetos de lei em trâmite e suas respectivas votações, a CMC tem se esforçado para tornar a linguagem legislativa mais acessível ao público em geral. As transmissões ao vivo das sessões plenárias têm ganhado audiência com o aumento de inscritos na plataforma, totalizando, neste primeiro semestre de 2023, através do canal do Youtube, mais de 94 mil visualizações, o que proporciona aos cidadãos a oportunidade de acompanhar, em tempo real, as discussões e decisões que impactam diretamente suas vidas.

Outro ponto relevante é o perfil oficial da Câmara no Instagram, que se destaca como uma plataforma para compartilhar informações de maneira visual e acessível. Já a plataforma TikTok trouxe uma abordagem ainda mais descontraída e criativa para a comunicação política. O alcance das publicações aumentou consideravelmente, atingindo tanto os cidadãos mais jovens que são nativos digitais quanto aqueles que antes não tinham o hábito de acompanhar as atividades legislativas. Juntas, essas redes sociais somam um número aproximado de 150 mil usuários.

O uso de canais conhecidos como microblogues, de natureza instantânea, como o Twitter e o Koo, possibilitam que a Câmara responda rapidamente a perguntas e dúvidas dos cidadãos, promovendo uma interação direta e aberta com a população, o que tem gerado resultados promissores. O alcance das publicações tem sido notável, alcançando uma audiência diversa, inclusive entre os mais jovens, que são adeptos das mídias sociais. Juntas, elas somam mais de 17 mil seguidores. E somente o Twitter gerou, no primeiro semestre deste ano, um pico de impressões de 243,7 mil (número de vezes que os usuários viram os tweets da CMC).

Com o uso estratégico das redes sociais, a Câmara Municipal de Curitiba demonstra um compromisso com a inovação, a transparência e o engajamento cívico, pavimentando o caminho para uma governança mais próxima e colaborativa. A expectativa é que esse modelo seja replicado em outras instituições, impulsionando a democracia participativa e o exercício pleno da cidadania.

Site 
O primeiro semestre de 2023 também foi marcado por um aumento expressivo no número de acessos ao site oficial da Câmara. De acordo com os dados da plataforma Google Analytics, o site recebeu um total de 793.086 acessos únicos entre janeiro e junho deste ano. Esse número representa um notável crescimento superando todos os acessos registrados durante o último ano, o que demonstra o crescente interesse dos curitibanos em participar ativamente do processo político e conhecer mais sobre as ações parlamentares.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lazaro.
Revisão: Pedritta Marihá Garcia