Da Costa do Perdeu Piá: da farda ao YouTube, do YouTube à Câmara de Curitiba

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 16/01/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h14
Gustavo Silveira da Costa, do canal Perdeu Piá, quer trazer para o trabalho legislativo a experiência do policiamento ostensivo e do diálogo com a população no YouTube.
Da Costa do Perdeu Piá: da farda ao YouTube, do YouTube à Câmara de Curitiba

Filiado ao União Brasil, Da Costa do Perdeu Piá foi o vereador que teve a terceira maior votação recebida para o cargo em Curitiba em 2024, com 15.104 votos. (Foto: Bruno Spessato/CMC)

Quando resolveu ser candidato, Gustavo Silveira da Costa resolveu reunir seu nome de guerra enquanto era policial militar com o nome do seu canal de sucesso na internet. Foi assim que Da Costa do Perdeu Piá, que já tinha conquistado um amplo público no YouTube, apareceu nas urnas nas eleições de 2024. Filiado ao União Brasil, elegeu-se pela primeira vez vereador de Curitiba com 15.014 votos.

Em entrevista ao podcast Você Me Representa, Da Costa contou a experiência de oito anos fardado. Gostava de atuar na região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “É o bairro mais populoso e também o mais violento”, disse. Na sua opinião, isso ocorre por ser uma “região dominada por muitos pontos de tráfico”.

O canal “Perdeu Piá” surgiu justamente para aproximar a população do policial militar. Ao mostrar o dia a dia de policiais no trabalho ostensivo, ganhou visibilidade e, com ela, passou a sofrer pressões internas por ficar famoso. Decidiu entrar para a política quando soube que havia comentários a respeito de seu futuro fora da PMPR. Em 2022, ficou como 1º suplente de deputado estadual. Em 2024, ganhou um dos 38 assentos do parlamento municipal curitibano.

Entre suas principais bandeiras figuram a segurança pública e a mobilidade urbana. Além de defender o aumento do efetivo e uma melhora salarial para a Guarda Municipal, ele falou no podcast que os radares devem trazer algum benefício para a população, não sendo apenas um instrumento para gerar multas.

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldidiretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.