Curso propõe mudar modelo burocrático no serviço público
Em três dias de curso (de 31/05 a 2/06) os servidores de diversas câmaras municipais do Paraná e Santa Catarina, vereadores, assessores de gabinetes, secretários e servidores em geral ampliaram suas visões administrativas de atendimento público e processamento legislativo.
Promovido pelas Associações de Servidores em Câmaras Municipais do Paraná e Brasil, ASCAM/PR e ABRASCAM, o curso de capacitação para atualizar e melhorar a qualidade dos agentes políticos que atuam em serviço público municipal rendeu o resultado esperado pelos participantes.
Para a psico-pedagoga Mari Pessin (formada pela Universidade Federal do Paraná) que transmitiu conhecimentos na área interpessoal, no primeiro módulo, enfocando o atendimento público propriamente dito, "existe um esforço no sentido de mudar do antigo modelo burocrático para um modelo de gestão gerencial, no serviço público". A consultora explicou que "são muitos os avanços conquistados desde a década de 90, como a introdução de novas técnicas orçamentárias, descentralização administrativa de alguns setores, redução de hierarquias e implementação de instrumentos de avaliação de desempenho organizacional".
O objetivo deste e de outros cursos que serão promovidos pelas entidades é "aprimorar a gestão de pessoas, tendo como premissa a valorização do capital humano", confirmou Mari Pessin. Segundo ela, "a ênfase nessa estratégia é a definição de um novo perfil para os servidores públicos: principalmente, o de encarar o cidadão brasileiro, como cliente. Reconhecer a importância de incentivar, informar e educar o cidadão para o exercício de sua cidadania é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços públicos", definiu.
Processo Legislativo
O mestre em sociologia e assessor técnico do DAC, Departamento de Apoio às Comissões da Câmara Municipal de Curitiba, Antonio Carlos Torrens, concorda com Mari Pessin. Torrens foi responsável pelo segundo módulo de estudos sobre a dinâmica do processo legislativo, como uma visão institucional. Para Torrens que também é pós-graduado em administração pública, esse aperfeiçoamento é indispensável. "Melhorar o desempenho profissional de todos os participantes proporciona maior entendimento do Poder Legislativo Municipal, com suas características intrínsecas e suas relações com o Poder Executivo e demais instâncias de poder", afirmou.
O segundo módulo tratou dos aspectos históricos e sócio-políticos do legislativo municipal; das funções, estrutura e seu funcionamento e ainda, sobre os procedimentos e normas do processo legislativo. E, foi especialmente importante para "o desvelamento do significado e do processo de elaborar leis, ou de legislar, através das quais se organiza o comportamento dos homens", explicou Torrens.
A capacitação dos agentes políticos em serviço público é uma preocupação constante das Associações de Servidores em Câmaras Municipais do Paraná, Ascam, presidida pela servidora Véritas da Silva Malcewski, e do Brasil, presidida por Relindo Schlegel. A meta de Schlegel é manter a reciclagem funcional dentro de um processo contínuo de aprimoramento de fortaleça as instituições legislativas. Este curso ocorreu no auditório do Hotel Aladin, na rua Lourenço Pinto, 440, ao lado da Câmara Municipal de Curitiba. Participaram vereadores das cidades catarinenses de Chapecó, Itaiópolis, Três Barras e Canoinhas, assessores de gabinete de diversas cidades do Paraná, entre elas, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Paula Freitas, Campo Mourão e União da Vitória e servidores da capital.
Promovido pelas Associações de Servidores em Câmaras Municipais do Paraná e Brasil, ASCAM/PR e ABRASCAM, o curso de capacitação para atualizar e melhorar a qualidade dos agentes políticos que atuam em serviço público municipal rendeu o resultado esperado pelos participantes.
Para a psico-pedagoga Mari Pessin (formada pela Universidade Federal do Paraná) que transmitiu conhecimentos na área interpessoal, no primeiro módulo, enfocando o atendimento público propriamente dito, "existe um esforço no sentido de mudar do antigo modelo burocrático para um modelo de gestão gerencial, no serviço público". A consultora explicou que "são muitos os avanços conquistados desde a década de 90, como a introdução de novas técnicas orçamentárias, descentralização administrativa de alguns setores, redução de hierarquias e implementação de instrumentos de avaliação de desempenho organizacional".
O objetivo deste e de outros cursos que serão promovidos pelas entidades é "aprimorar a gestão de pessoas, tendo como premissa a valorização do capital humano", confirmou Mari Pessin. Segundo ela, "a ênfase nessa estratégia é a definição de um novo perfil para os servidores públicos: principalmente, o de encarar o cidadão brasileiro, como cliente. Reconhecer a importância de incentivar, informar e educar o cidadão para o exercício de sua cidadania é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços públicos", definiu.
Processo Legislativo
O mestre em sociologia e assessor técnico do DAC, Departamento de Apoio às Comissões da Câmara Municipal de Curitiba, Antonio Carlos Torrens, concorda com Mari Pessin. Torrens foi responsável pelo segundo módulo de estudos sobre a dinâmica do processo legislativo, como uma visão institucional. Para Torrens que também é pós-graduado em administração pública, esse aperfeiçoamento é indispensável. "Melhorar o desempenho profissional de todos os participantes proporciona maior entendimento do Poder Legislativo Municipal, com suas características intrínsecas e suas relações com o Poder Executivo e demais instâncias de poder", afirmou.
O segundo módulo tratou dos aspectos históricos e sócio-políticos do legislativo municipal; das funções, estrutura e seu funcionamento e ainda, sobre os procedimentos e normas do processo legislativo. E, foi especialmente importante para "o desvelamento do significado e do processo de elaborar leis, ou de legislar, através das quais se organiza o comportamento dos homens", explicou Torrens.
A capacitação dos agentes políticos em serviço público é uma preocupação constante das Associações de Servidores em Câmaras Municipais do Paraná, Ascam, presidida pela servidora Véritas da Silva Malcewski, e do Brasil, presidida por Relindo Schlegel. A meta de Schlegel é manter a reciclagem funcional dentro de um processo contínuo de aprimoramento de fortaleça as instituições legislativas. Este curso ocorreu no auditório do Hotel Aladin, na rua Lourenço Pinto, 440, ao lado da Câmara Municipal de Curitiba. Participaram vereadores das cidades catarinenses de Chapecó, Itaiópolis, Três Barras e Canoinhas, assessores de gabinete de diversas cidades do Paraná, entre elas, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Paula Freitas, Campo Mourão e União da Vitória e servidores da capital.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba