Curso para jornalistas é realizado pela primeira vez na Câmara
Jornalistas de dez meios de comunicação passaram a manhã desta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores aprendendo a obter dados em primeira mão do Portal da Transparência e do Sistema de Proposições Legislativas. RPC TV, Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná, CBN Curitiba, Bandnews FM, G1 Notícias, Paraná Portal, Rede Mercosul e Gazeta Metropolitana participaram do curso “Câmara em Pauta – Legislativo para Jornalistas”, que terá edições a cada dois meses.
“É uma iniciativa que veio para ficar”, assegurou Filipi Oliveira, diretor de Comunicação do Legislativo. “Ela reforça as políticas de transparência implementadas na Câmara Municipal nesta legislatura e abre, de forma inédita, os dados da instituição aos jornalistas da cidade. Agora, além de só disponibilizar os dados, nós mostramos ativamente como encontrá-los e como extrair informação de interesse público”. A atividade reuniu 23 pessoas.
“Pedimos sugestões aos participantes, que vamos levar em consideração para aprimorar a próxima edição do curso, já agendada para 5 de novembro, no período da tarde”, adiantou Oliveira. O presidente da Casa, Ailton Araújo (PSC), aproveitou a ocasião para homologar a criação da Escola do Legislativo (leia mais), que participou da organização do “Câmara em Pauta”, em conjunto com a Diretoria de Comunicação e departamentos de Administração e Finanças e de Plenário e Processo Legislativo.
“O serviço público precisa ser prestado com transparência”, declarou Araújo, “e nós não temos nada a esconder. A Câmara de Vereadores está revendo contratos, mantendo o orçamento enxuto e abrindo essas informações para a população.” “Depois da crise que o Legislativo passou, antes de 2013, ficou claro que a instituição devia essa transparência à sociedade”, complementou Paulo Salamuni (PV), presidente no biênio 2013-2014. Ele ressaltou a economia de recursos e corte de comissionados, por exemplo.
Programa
Além dos jornalistas, participaram do curso “Câmara em Pauta” estudantes de Comunicação Social da PUC-PR, Unibrasil e Opet, servidores efetivos do Legislativo e assessores dos vereadores Dona Lourdes (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Cristiano Santos (PV), Geovane Fernandes (PTB) e Professor Galdino (PSDB).
Todos tiveram a oportunidade de realizar uma “visita guiada” ao Portal da Transparência – onde Aline Bogo, diretora do DAF, explicou um por um cada item da página na internet – e conhecer os artigos do regimento interno que regram as sessões plenárias, comissões temáticas e procedimentos disciplinares – apontados por Élcio Pereira, diretor do Deprole.
Na etapa final da capacitação, Marlise Pereira, servidora da Diretoria de Informática que ensina a todos servidores da instituição como utilizar o Sistema de Proposições Legislativas, tirou dúvidas dos jornalistas e mostrou como otimizar pesquisas dentro da base de dados.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba