Curso gratuito vai capacitar jornalistas a cobrir o Legislativo
Com a proposta de mostrar aos cidadãos como obter qualquer informação pública a respeito da Câmara de Vereadores, o Legislativo de Curitiba realiza na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, a primeira edição do curso “Câmara em Pauta”. Serão oferecidas 40 vagas para a atividade, que é gratuita e vai das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas por e-mail (imprensa@cmc.pr.gov.br) ou telefone (3350-4806).
“Em apenas quatro horas, faremos com que o jornalista aprenda como usar as ferramentas de transparência disponibilizadas pelo Legislativo”, afirma Filipi Oliveira, diretor de Comunicação da Câmara Municipal. “Para que isso ocorra, o curso foi pensado como uma navegação guiada pelo Portal da Transparência, Sistema de Proposições Legislativas e documentos oficiais. A matéria-prima são as dúvidas dos jornalistas que cobrem o Legislativo, que nós respondemos todos os dias”, explica.
O curso apresentará noções práticas do funcionamento da Câmara Municipal, organograma, dados financeiros, rotinas de votação, e sistemas de busca de informação. Os participantes terão de trazer seus próprios notebooks e tablets, porque o curso é focado na experiência. “Vamos fazer a maior quantidade possível de simulações para que os jornalistas ganhem mais autonomia e os cidadãos ampliem seu controle social”, adianta Filipi Oliveira.
A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Comunicação com a Escola do Legislativo, endossada pela atual Mesa Diretora. “A Câmara de Vereadores é transparente e não tem nada a esconder. É por isso que realizaremos esse curso todos os meses, capacitando primeiramente os profissionais da imprensa em compreender o trabalho dos parlamentares”, reforça o presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC).
Esse é o primeiro curso viabilizado pela Escola do Legislativo. “A Escola é uma novidade na instituição, mas já mostra a que veio: aproximar cada vez mais a instituição da sociedade e capacitar, não só os servidores públicos da Câmara de Vereadores, como também diferentes segmentos da sociedade”, confirma Antônio Torrens, da direção da escola.
Os certificados serão entregues no final do evento para aqueles que participarem da atividade. No caso de haver mais interessados que inscritos, as pessoas não contempladas nesta edição terão prioridade nas próximas edições do curso, previstas para outubro e novembro.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba