Curitibou? Solta o grito de Carnaval no CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/02/2024 08h20, última modificação 09/02/2024 08h22
Com a presença de convidados especiais, o mais curitibano dos podcasts fala sobre as escolas de samba, os bloquinhos e os incentivos dos vereadores para o Carnaval.
Curitibou? Solta o grito de Carnaval no CMC Podcasts

Paloma, Flávia e Marcus deram dicas especiais para todos os tipos de foliões. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O podcast mais curitibano de todos os tempos caiu na folia! Foi confete e serpentina por todos os cantos do estúdio para falar do Carnaval em Curitiba. É muito piá de prédio quem fala que a cidade não tem agito nesses dias festivos. Aqui na terra das araucárias, temos escola de samba, bloquinhos, zumbis e também encontros religiosos. Tudo isso está presente neste episódio do Curitibou?, o programa do CMC Podcasts que aborda assuntos importantes sobre Curitiba, curitibaners e suas curitibanices.

No estúdio, o Curitibou? sobre carnaval contou com a presença de Paloma Armentano, Flávia Nogueira e Marcus Vinicius Bientinezi. Integrante da escola de samba Enamorados do Samba, Paloma é também influencer e maquiadora. Durante o programa, ela fez uma maquiagem básica para quem quer se fantasiar pros dias de festa. Falando em maquiagem, Flávia já veio toda maquiada como zumbi, para falar do Zombie Walk, evento que ela organiza há anos, reunindo diversos "mortos-vivos" no centro de Curitiba nos domingos de Carnaval.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Marcus Vinicius Bientinezi, conhecido como Mestre Marquinhos, falou sobre a história das escolas de samba da capital paranaense. No comando da bateria da Imperatriz, Mestre Marquinhos falou sobre desfiles em Curitiba. Com ele, aprendemos os nomes de todas as agremiações que desfilam por aqui, além de personagens históricos do samba curitibano.

Vereadores apoiam e defendem eventos diversos no carnaval curitibano

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba têm apoiado diversos eventos carnavalescos na cidade, com o objetivo de fortalecer eventos culturais que têm impacto econômico na cidade, gerando movimentos em hotéis, bares e restaurantes. Para 2024, realizaram a maior emenda coletiva para o Carnaval, com R$ 480 mil destinados a escolas de samba. Esse é apenas um dos resultados da Frente Parlamentar do Samba, do Carnaval e das Políticas Culturais, criada em abril de 2023. Houve também emendas para três blocos carnavalescos (Garibaldis e Sacis, Afro Pretinhosidade e Boca Negra).

Festas alternativas também foram lembradas por vereadores. Além do Zombie Walk, o festival de música Psycho Carnival também recebeu recursos via emendas parlamentares. Os foliões que preferem um carnaval mais tradicional também tiveram auxílio, como o caso da festa Gabaon, organizada pelo Movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica. Para saber mais detalhes das emendas de carnaval, basta ler a matéria publicada nesse linkAlém disso, os vereadores defenderam um cadastro emergencial e temporário para o trabalho de vendedores ambulantes (leia mais aqui).

Um podcast para chamar de seu

O Curitibou? é o espaço para entretenimento na grade do CMC Podcasts, abordando todas as curitibanices que envolvam a cidade e sua população. Além disso, há outros 10 programas temáticos, baseados nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba. Também há programas que ressaltam o perfil dos vereadores. Por fim, um programa é destinado a explicar o funcionamento dos órgãos internos da CMC.

Quer saber mais detalhes do Carnaval em Curitiba? Então assista a este episódio do Curitibou? via YouTube ou Spotify.