Os desafios e segredos de abrir um bar em Curitiba: confira no Curitibou?
Para os convidados, utilizar as redes sociais como mecanismo de divulgação é um diferencial importante nos dias atuais. (Fonte: Rodrigo Fonseca/CMC)
Você já teve curiosidade de saber como funciona para abrir um bar? Na estreia da segunda temporada do Curitibou?, o apresentador Ricardo Marques e os convidados Paulo Matias, sócio do Terapya Bar, Jorge Tonatto, representante do Bar do Alemão, e Fábio Aguayo, presidente estadual da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), contam todos os detalhes de como é empreender com bares na capital paranaense.
Para Paulo Matias, abrir um bar já era algo previsto na sua trajetória. “Um dia um amigo meu me lembrou que, no Ensino Médio, eu havia dito que o jeito de ganhar dinheiro era abrindo um bar”, brincou. O sonho se concretizou e hoje ele é dono de um dos bares mais populares pelo público universitário da cidade.
Já para os bares tradicionais como o Bar do Alemão, a ideia é nunca parar no tempo. “Você tem que inovar e estar apto a ter uma identidade própria que faz as pessoas lembrarem do seu estabelecimento”, conta Jorge Tonatto. O Bar do Alemão conseguiu fidelizar a clientela a partir do chopp submarino, no qual os consumidores, após o pedido, podem levar uma caneca de vidro estampada com alguma referência turística da cidade para casa.
No decorrer do episódio, questões sobre financiamento e regulamentação foram levantadas. Para o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, os empreendimentos precisam seguir todo um processo de retirada de alvarás e licenciamentos, além de manter a fiscalização dos estabelecimentos em dia. “A Abrabar quer sempre desburocratizar e ajudar o empreendedor para que os estabelecimentos funcionem dentro da lei de maneira facilitada”, diz. Outras questões levantadas no episódio foram sobre a mão de obra, a jornada de trabalho e a vigilância sanitária.
A rua mais descolada de Curitiba
Curitiba é uma cidade bastante famosa pelas suas atrações turísticas e pela excelente gastronomia que oferece. Com o crescimento da cidade, muitos lugares que antes eram ruas comerciais e tranquilas passaram a se transformar em verdadeiros pontos de encontro.
Um desses locais é a Alameda Prudente de Moraes, uma rua no Centro que se tornou um espaço muito frequentado por moradores e turistas nos últimos anos. Conhecida como “a rua mais descolada de Curitiba”, ela abriga ótimos bares e restaurantes que servem uma variedade de lanches, pratos e bebidas. Além disso, o ambiente é muito agradável e perfeito para tirar fotos.
>> Assista ao episódio completo do Curitibou? na íntegra:
Curitibou: entretenimento e curitibanices em um só programa
Os bares de Curitiba foi tema desse Curitibou?. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Você na CMC, destinado a apresentar os serviços e campanhas da Casa de Leis e o Tribuna Livre, espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição e revisão: Brunno Sant'Ana
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba