Curitibanos poderão ter eventos culturais grátis

por Assessoria Comunicação publicado 14/03/2008 17h10, última modificação 21/06/2021 07h18
A instalação de espaços culturais e a implantação do projeto Canto da Praça estão previstas em projeto de lei do vereador João do Suco (PSDB), em análise pelas comissões da Câmara de Curitiba. Se aprovado e sancionado, as normas deverão ser estabelecidas pela Fundação Cultural de Curitiba.
A sugestão é que os espaços sejam criados nas praças e parques públicos da cidade, dando preferência aos bairros periféricos, de interesse urbanístico, turístico e cultural. Também previsto, o projeto Canto da Praça garante a produção e difusão de manifestações artístico-culturais de caráter popular, que constituam eventos de interesse turístico ao município.
O projeto também objetiva o desenvolvimento econômico dos bairros, por meio de apresentações de cantores e grupos musicais, montagem e exibição de espetáculos circenses, teatrais, performances, poesia, dança, grupos folclóricos, entre outros, além de proporcionar áreas de lazer aos moradores. Na justificativa, João do Suco explica que a idéia é levar arte e cultura a todos os curitibanos. “A intenção é propagar o trabalho dos artistas curitibanos e levar entretenimento e cultura de forma gratuita à população, como exercício da cidadania”.
Além disso, o parlamentar justifica que a medida possibilita oportunidades a artistas locais, que, selecionados pela Fundação Cultural de Curitiba, poderão se expressar através das mais diversas formas artísticas. “A implantação dos espaços culturais e do projeto Canto da Praça possibilitará que a arte faça parte da paisagem de Curitiba, confirmando destaque nacional e mundial, principalmente por uma de suas principais características, que são os parques e praças”, finaliza.
Viabilidade
Para viabilizar a construção e o funcionamento dos espaços culturais, o documento prevê que poderão ser estabelecidas parcerias, convênios, financiamentos e empréstimos, por meio de entidades, empresas, associações ou órgãos, privados ou estatais, nacionais ou estrangeiros.