Curitiba terá Suwon como cidade-irmã

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2009 17h25, última modificação 23/06/2021 11h29
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Curitiba, presidida pelo vice-líder do PPS, vereador Zé Maria, aprovou, em reunião nesta terça-feira (14), a concessão do título honorífico de cidade-irmã a Suwon, na Coréia do Sul. Outros projetos foram analisados e terão o trâmite regimental. Por outro lado, foi rejeitada uma série de projetos propondo a criação de datas comemorativas.
O vice-prefeito Luciano Ducci, então chefe do Executivo em exercício, explica, na mensagem enviada à Câmara, que em 24 de julho de 2006 foi assinado o protocolo de irmandade prevendo a cooperação em questões urbanas, ambientais, educacionais e tecnológicas por meio de intercâmbio de informações e ideias que promovam o bem-estar dos cidadãos curitibanos e coreanos. A proposta visa também a cooperação mútua nas áreas econômica, cultural, turística, de transporte urbano e esportiva, respeitando as características sociais e culturais, além das tradições de cada cidade.
Projetos
Outra proposta analisada e com parecer aprovado pela Comissão de Educação é do vereador Sabino Picolo (DEM), que autoriza as associações de pais, professores e funcionários a locar espaço para propaganda nos muros das escolas. A renda será revertida às entidades para aplicação em benefício da instituição de ensino. Também do vereador Jair Cézar (PSDB), que cria a obrigatoriedade de palestras e oficinas de prevenção às drogas, entorpecentes e DST/Aids nas atividades escolares de ensino fundamental e médio da rede privada.
Outra matéria apreciada e com parecer favorável aprovado é do vereador Paulo Frote (PSDB), proibindo a permanência de cães ferozes em locais públicos e de uso comum. No documento, o parlamentar considera cão feroz  animais de pequeno, médio e grande portes com índole de fera que coloque em risco a integridade do cidadão, mais especificamente os da raça fila, doberman, rotweiller e todos os cães de guarda e de ataque. O último projeto analisado na reunião desta terça-feira é do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que dispõe sobre programa de recuperação e preservação da permeabilidade do solo.
Além de Zé Maria, participaram da reunião os vereadores Jonny Stica (PT), Beto Moraes (PSDB), Juliano Borghetti (PP) e Caíque Ferrante (PRP).