Curitiba terá Semana Municipal da Família
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto de lei do vereador Paulo Frote (PSDB) que institui em Curitiba a Semana Municipal da Família. A proposta prevê o engajamento de escolas, creches e órgãos públicos, que realizarão palestras e discussões sobre os valores da família, sua importância na sociedade e as várias questões relacionadas ao enfraquecimento de muitas famílias. Temas que estão diariamente na mídia, como o divórcio, que aumentou mais de 55% na última década, e abandono de filhos, acabam trazendo experiências muitas vezes prejudiciais, que refletem no rendimento escolar e no relacionamento das crianças no seu dia a dia.
As palestras que serão realizadas durante a Semana da Família, segundo o vereador, abordarão a importância do diálogo, além de questões como o desemprego, a violência desenfreada, os problemas sociais que interferem no nosso cotidiano e de que maneira o município e a sociedade como um todo podem colaborar para mudar esse quadro. A falta de tempo para uma dedicação maior à família também é um aspecto a ser analisado, o distanciamento de pais e filhos e os desentendimentos criados pela falta do diálogo familiar são temas que merecem uma profunda análise por parte da sociedade e, por isso, a importância de se realizar anualmente essa Semana da Família, para reunir, não só a família, mas todos que têm responsabilidade e podem ajudar a melhorar o relacionamento familiar, justificou Paulo Frote.
Conforme o projeto, durante toda a semana de comemoração, o município deve divulgar o evento e promover palestras com funcionários do quadro próprio ou convidados, como voluntários, sob a sua coordenação.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba