Curitiba terá novos locais de coleta de sangue
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou projeto de lei do vereador Elias Vidal (PFL) que dispõe sobre a disponibilização de locais para coleta de sangue e hemoderivados nas Ruas da Cidadania, em horário comercial. Destacando o Dia Mundial da Coleta de Sangue, comemorado em 27 de novembro, o vereador salientou que é muito grande a falta do produto nos hospitais da cidade.
Na opinião do parlamentar, não é por falta de interesse das pessoas, mas pela dificuldade que têm para se deslocar até os postos de coleta. O nosso projeto pretende acabar com este problema, já que as Ruas da Cidadania estão localizadas em locais estratégicos da cidade, de fácil acesso e por onde passam diariamente milhares de pessoas, moradoras de todos os bairros da cidade, salienta Vidal.
Diversos vereadores destacaram a importância do projeto, informando que não há sangue suficiente para suprir a demanda e que, apesar das campanhas de conscientização realizadas, não se consegue aumentar significativamente o número de doadores. É comum ver famílias saírem em busca de doadores quando um parente necessita de uma cirurgia de emergência, disseram.
Fiscalização
Os parlamentares salientaram, ainda, a importância de uma fiscalização severa quanto à qualidade do serviço e para que sangue doado, por ser um produto tão valioso, tenha seu destino garantido.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba