Curitiba terá Dia da Ioga

por Assessoria Comunicação publicado 29/08/2006 18h10, última modificação 11/06/2021 07h36
Foi aprovado nesta terça-feira (29) projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes que cria o Dia do Ioga em Curitiba, a ser comemorado anualmente, em 18 de fevereiro. A data foi escolhida por coincidir com o nascimento do mestre hindu Sri Rámakrishna, que contribuiu com o seu trabalho para a perpetuação da filosofia.
“É meritória a homenagem a esses praticantes, instrutores e professores, que transmitem este patrimônio cultural da humanidade às novas gerações”, disse o parlamentar, na tribuna da Casa.
Para o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), “esta é uma técnica que tem feito muito bem à qualidade de vida da comunidade, com grande poder de rejuvenescimento, concentração, além de melhorar a respiração do praticante”, completou.
Prática
“Criada há mais de cinco mil anos, a ioga responde a uma necessidade humana muito forte por resistir a largos períodos de tempo”, disse o autor do projeto. No Brasil, o número de praticantes é estimado em cinco milhões, mais 50 mil professores e instrutores, que buscam a regulamentação do exercício da profissão. A Câmara Federal já aprovou projeto de lei atendendo a reivindicação e o documento, agora, está em apreciação no Senado.
Milênios
Ioga é uma filosofia milenar, que responde à eterna necessidade de auto-conhecimento, auto-superação, evolução do ser humano e expansão de sua consciência. Essa meta está embutida na própria definição da técnica como metodologia prática que conduza ao samádhi (hiperconsciência), acolhida atualmente pelos estudiosos e praticantes dessa filosofia de raízes indianas.
O Dia do Ioga já é comemorado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pará, e em diversos outros tramitam projetos com o mesmo intento.