Curitiba terá campeonato para atletas deficientes

por Assessoria Comunicação publicado 13/06/2006 14h00, última modificação 10/06/2021 07h47
Projeto de lei que dispõe sobre o Campeonato Municipal do Atleta Portador de Deficiência Física, a ser realizado anualmente, foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira (13), na Câmara de Curitiba.
A proposta, de autoria do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), objetiva ampliar os direitos dos deficientes físicos da nossa cidade, incentivando a prática esportiva e preparando-os para campeonatos. Com a medida vai se aplicar o princípio da igualdade, conforme determina a Constituição Federal, criando- se condições para a participação ativa de atletas especiais nas diversas formas de esportes por eles praticadas, dando a cada um tratamento diferenciado, de acordo com as peculiaridades.
Segundo o parlamentar, o percentual de portadores de deficiências em nosso País gira em torno de 5% da população e uma parcela destes pratica alguma modalidade esportiva, estando aptos a participar de campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. "Com a aprovação da proposta vai se propiciar o surgimento de novos atletas", acrescenta Derosso.
Ao justificar o voto, o vereador Zé Maria (PPS) disse que, quando se trabalha pela inclusão, tem-se que parabenizar a proposta. O parlamentar lembrou que o defensor do Brasil na modalidade de tiro é portador de deficiência em decorrência de acidente.