Curitiba terá campanha de alerta sobre aquecedores

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 18h02

Projeto de lei que institui campanha anual de conscientização quanto à utilização de aquecedores a gás e de prevenção de acidentes domésticos em Curitiba foi aprovado nesta segunda-feira (13), em segunda votação, na Câmara Municipal.
De acordo com a proposta, de autoria do vereador Nilton Brandão (PT), devem ser prestados esclarecimentos quanto à necessidade de instalações adequadas destes equipamentos, bem como o uso responsável. As informações deverão ser divulgadas entre os meses de abril e agosto, uma vez que o índice de ocorrência de acidentes é proporcional ao rigor do inverno, através de palestras, seminários e veiculação de propaganda, com a participação de diversos segmentos da sociedade e adesão de órgãos não-governamentais.
Segundo Brandão, o objetivo é evitar a incidência de acidentes fatais causados pela inalação de monóxido de carbono emitido por aquecedores a gás de uso doméstico, que é elevada em Curitiba. Conforme dados do Instituto Médico Legal (IML), no ano de 2000 ocorreram 16 acidentes fatais; dez, em 2001, e quatro, em 2002. Porém, estima-se que o número seja maior, em função do não registro de ocorrências.
O monóxido de carbono é incolor e inodoro, características que favorecem sua rápida propagação em ambientes que não possuem ventilação adequada.
Manutenção
Estudos realizados por alunos de pós-graduação de Engenharia de Segurança da UFPR demonstram que os usuários de aquecedores a gás não possuem o hábito de realizar manutenção preventiva nos aparelhos e, muitas vezes, alteram as características de construção no local onde o equipamento normalmente está instalado, ou seja, na área de serviço, o que impede a correta ventilação do ambiente. "É uma medida simples que poderá salvar muitas vidas", conclui o vereador.