Curitiba tem uma vasta programação para os idosos, garante a SMELJ
A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ) afirmou, em resposta ao requerimento (062.00533.2013) de informações do vereador Rogério Campos (PSC) sobre a promoção de ações e programas para a população idosa, que em Curitiba “já há uma vasta programação para os idosos e pretendemos ampliar mais esta oferta ainda no ano em curso”.
Ainda segundo o texto do ofício, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, com os esclarecimentos oferecidos pela SMELJ (045/2014), “em 2013 tivemos um aumento de 13,59% dos idosos inscritos nas atividades desenvolvida pela Secretaria e uma ampliação de atividades especificas voltadas para esta faixa etária”.
O vereador Rogério Campos lembrou que o aumento na expectativa de vida da população idosa torna obrigatório ao poder público desenvolver programas específicos para a devida garantia da qualidade de vida destes cidadãos. Por isso ele questionou o Executivo sobre a existência e realização destes programas, bem como sobre as perspectivas para o ano de 2014.
No pedido de informações encaminhado à Prefeitura, o parlamentar destacou que os idosos estão sujeitos á chamada Síndrome da Fragilidade, isto é, um conjunto de manifestações físicas e psicológicas que limitam a qualidade de vida destes indivíduos, podendo facilitar sua propensão a patologias de naturezas diversas. “Justamente para a prevenção de problemas de saúde, é necessário que os idosos tenham a atenção adequada”, justificou o parlamentar.
No texto do ofício encaminhado ao vereador, a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude esclarece que oferece aos idosos cadastrados nos nove núcleos regionais do município, atividades como “hidroginástica, alongamento, dança, bailes, atividades recreativas, gincanas, palestras e diversas outras atividades”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba