Curitiba reforça posição no cenário mundial, diz Mario

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2007 20h10, última modificação 16/06/2021 09h18
“Curitiba mais uma vez reforçou sua posição no cenário internacional como cidade inovadora e avançada”, reafirmou o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), nesta segunda-feira (28). Em pronunciamento no plenário, o parlamentar destacou que a presença do prefeito Beto Richa na Cúpula Mundial das Grandes Cidades para o Clima, em Nova York, foi um dos fatores que deram notoriedade à cidade na imprensa mundial nas últimas semanas.
A cúpula, explicou Mario Celso, é um evento de grande importância, que reúne as principais cidades do mundo para discutir questões relevantes da atualidade, como mudanças climáticas e o aquecimento global. “O prefeito foi convidado para abrir a cúpula no painel sobre transporte, ao lado do prefeito de Londres, Ken Livingstone, por ser Curitiba uma cidade exemplar nas ações de preservação do meio ambiente e tem um sistema de transporte público que contribui para a redução de emissão de gases” ressaltou.
Para o vereador, a palestra de Richa causou bastante impacto quando convocou os demais prefeitos para a causa do meio ambiente, principalmente ao mencionar que a batalha contra a mudança do clima será travada, acima de tudo, no âmbito das metrópoles, onde vive a maioria das pessoas. “Depois de Nova York, Richa seguiu para Valência, na Espanha, onde assinou carta de intenções garantindo a disputa em Curitiba da corrida de abertura do Campeonato Mundial de Turismo (WTCC) da FIA, em março do ano que vem.
Modelo
Mario Celso informou que o modelo do sistema de transporte de Curitiba, com ônibus articulados e biarticulados, uso de canaletas exclusivas, pagamento de tarifas adiantadas e embarque no mesmo nível pelas estações-tubo, foi sugerido pela Fundação Clinton como uma das medidas para redução da emissão de gases poluentes. “A fundação do ex-presidente americano Bill Clinton, além de ser parceira das cidades do grupo C-40, fez parte da organização da cúpula” acrescentou o líder.