Curitiba realiza caminhada pela paz

por Assessoria Comunicação publicado 30/07/2004 00h00, última modificação 05/05/2021 11h01

Será realizada neste sábado (31), a partir das 11h, uma grande caminhada no Parque Barigüi, dentro da programação Curitiba pela Paz. Dirigida pela Mestra Monja Coen, será uma caminhada meditativa, com a participação do professor Hermógenes, respeitado nome da yoga, e da conhecida professora Monserrat. Os principais organizadores são Ciência Meditativa, CEB Paramitta, Aypar, Sesc da Esquina e Faculdades Integradas Espírita, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal da Defesa Social.
Um grande impulso para a Cultura da Paz, conforme a organização do evento, foi proporcionado pelo projeto de lei que tramita na Câmara de Curitiba, de iniciativa de diversos vereadores, criando o Conselho Municipal da Cultura da Paz (Compaz), disponível no site www.cmc.pr.gov.br, sob o número 05.00112.2004.
Conforme justificam os autores da proposta, “a criação do Compaz é um avanço, um instrumento para contribuir com a gestão pública municipal e, com certeza, os conselheiros indicados terão muito a colaborar e, principalmente, estarão credenciados para defender a cultura da paz.”
O vereador Rui Hara foi um dos parlamentares que participou da elaboração do projeto de lei e, por sua iniciativa, no último dia 25 de maio, Vitor Caruso Junior, da Ciência Meditativa, ocupou a Tribuna Livre da Casa, quando defendeu e agradeceu aos vereadores a proposta de criação do Compaz. Na oportunidade, todos os parlamentares se pronunciaram favoráveis ao projeto. Para o vereador Mario Celso Cunha, “toda a humanidade busca e precisa de paz. Por isso, a criação do Compaz tem o apoio dos 35 vereadores”. O projeto já teve parecer favorável na Comissão de Legislação e, pela sua importância, deverá ser apreciado em agosto, sendo, em seguida, encaminhado ao prefeito Cassio Taniguchi, para que regulamente a instalação do Compaz.
Segundo a organização do evento foram distribuídos 4000 panfletos, além da divulgação em rádio, jornais e emissoras de TV, sendo esperada uma grande adesão. Os organizadores também já pensam na realização da próxima caminhada pela paz, no ano que vem, desta vez com a participação do Conselho Municipal da Cultura da Paz.