"Curitiba Prismatica" é plantada no jardim do Palácio Rio Branco

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2017 17h35, última modificação 18/10/2021 10h07

Na manhã desta segunda-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – uma árvore foi plantada no jardim do Palácio Rio Branco. Trata-se de um exemplar de “Curitiba Prismatica”, vegetal nativo registrado em 1969. A iniciativa foi da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, composta pelos vereadores Fabiane Rosa (PSDC), presidente, Goura (PDT), vice, Noemia Rocha (PMDB), Katia Dittrich (SD) e Geovane Fernandes (PTB).

“O plantio representa a luta pela preservação do meio ambiente para que tenhamos políticas públicas efetivas que consolidem essa pauta no município”, disse Goura.

A espécie, que pertence à família das pitangueiras, dos araçás e das goiabeiras ganhou a denominação de Curitiba Prismatica em 2008, por ocasião dos 315 anos da cidade. A árvore, que na fase adulta pode atingir cinco metros, é localizável somente nas florestas de araucárias do Paraná e Santa Catarina.

Conforme Goura, na próxima quinta-feira (8) serão plantadas 150 mudas de vegetais diversos no Moradias Corbélia, na CIC. O plantio coletivo será realizado em parceria com a prefeitura.

Mais uma árvore
No dia 3 de maio deste ano, foi plantada uma muda de Pau-Brasil – em comemoração ao dia desta árvore – em frente ao prédio do Anexo II. A iniciativa foi do Instituto Gol de Classe (IGC) que distribui e incentiva o plantio da árvore símbolo nacional em espaços públicos da capital.

O plantio foi acompanhado por diversos vereadores. “Muito importante a participação na iniciativa dessa ONG em cumprir a legislação federal, já que o pau-brasil é um símbolo do nosso país. Precisamos valorizar ações como esta, que representa um momento histórico para a Câmara”, ressaltou o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), na ocasião.