Curitiba presta solidariedade ao Reino Unido no dia do funeral de Elizabeth II
A sede da CMC, o Palácio Rio Branco, foi iluminada com as cores da bandeira britânica em homenagem a Elizabeth II. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em solidariedade ao Reino Unido e ao falecimento da rainha Elizabeth II, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) iluminou o Palácio Rio Branco com as cores da bandeira britânica neste domingo (18) e segunda-feira (19), destacando as cores azul, vermelha e branca. Além disso, na sessão desta segunda-feira (19), os vereadores da capital receberam o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson.
Ele falou sobre a vida e os feitos da falecida monarca, e o quanto esta perda significou para o povo britânico. “Ela foi nossa constante guia, nosso norte, por mais de 70 anos, era parte da nossa identidade britânica”, disse o cônsul. Adam Patterson também citou uma fala da nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, que afirmou que Elizabeth II foi “a rocha na qual o Reino Unido moderno foi construído''. Liz Truss foi a 15ª a ocupar o cargo durante o período em que Elizabeth reinou.
“Foi um dos dias de luto mais profundos que o povo britânico já viveu, uma perda quase familiar, uma perda histórica mesmo”, afirmou Patterson. O cônsul ainda falou sobre o funeral da rainha, que também aconteceu nesta segunda, e relembrou a celebração de aniversário de Elizabeth II realizada na Ópera de Arame em Curitiba: “Um pequeno momento, que agora é uma grande memória”.
Patterson encerrou sua fala afirmando que símbolos como a rainha não morrem, mas deixam um legado para a humanidade, que a história irá reconhecer para sempre. A rainha Elizabeth II faleceu no dia 8 de setembro deste ano, aos 96 anos. No entanto, só será sepultada após 11 dias de luto nacional, no Memorial George VI - no castelo de Windsor -, onde também estão seus pais e sua irmã.
Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).
Cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson falou aos vereadores sobre o luto pela morte de Elizabeth II. (Foto: Carlos Costa/CMC)
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba