Curitiba pop: CMC vota Shinobi Spirit como evento oficial da cidade
Com cosplay e mais atrações, Shinobi Spirit reúne culturas geek, nerd, otaku, kpopper e gamer. (Foto: Marcelo Cozzo/Divulgação)
A cultura pop estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na manhã desta segunda-feira (2). Durante a sessão plenária, os vereadores discutem, em primeiro turno, o projeto de lei para incluir o Shinobi Spirit, reconhecido como o maior festival de cultura pop do Paraná, no calendário oficial de eventos da capital do estado.
A proposta é assinada por Nori Seto (PP). O vereador defende que o Shinobi Spirit “coloca Curitiba no radar dos amantes da cultura pop”, conceito que vai além do universo geek e também reúne as culturas nerd, otaku, kpopper e gamer. “O evento, que iniciou modesto, com apenas 400 participantes em sua primeira edição, atualmente reúne mais de 20 mil pessoas em dois dias atividades, sendo o maior evento de cultura pop no estado do Paraná”, cita o autor.
O Shinobi Spirit foi criado em 2009 e possui duas edições anuais, nos meses de maio e outubro. O 27º festival será nos dias 7 e 8, no Espaço Torres. Um dos destaques da programação, dentro do universo do cosplay, será o “Capi Potter”, versão curitibana inspirada na saga de Harry Potter, jovem bruxo mais famoso do mundo. Também haverá estandes diversos, palestras e concursos de cosplay e de shinobikê (karaokê).
Seto argumenta que a inclusão da data no calendário oficial de eventos de Curitiba atende ao artigo 177 da Lei Orgânica do Município (LOM), o qual afirma que “o acesso aos bens da cultura e às condições objetivas para produzi-la é direito do cidadão e dos grupos sociais”. Apesar das duas edições anuais, o autor sugere que a data seja oficializada em maio, quando já são comemorados os dias do Star Wars (4) e do Orgulho Nerd (25).
Se aprovado em primeiro turno, o projeto de lei retorna à ordem do dia, na próxima terça (3), para a confirmação pelo plenário da Câmara de Curitiba (005.00095.2023). A partir daí, a inclusão do festival Shinobi Spirit no calendário oficial de eventos da cidade depende da sanção da lei pelo Poder Executivo.
Declarações de Utilidade Pública e denominações
A pauta da Câmara de Curitiba traz, na próxima segunda, mais cinco projetos de lei. Dois deles devem ser votados em segundo turno: a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Beneficente Realizar e a denominação de um logradouro público de Curitiba como Longuim José Kuiaski (014.00022.2023 e 009.00003.2021). Aprovadas em primeiro turno na última quarta (27), as propostas são, respectivamente, de Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e de Oscalino do Povo (PP).
Outros três projetos de lei entram na pauta, para a votação em primeiro turno. A proposta de Tico Kuzma (PSD) é reconhecer a Rede Empresarial do Centro Histórico com a Declaração de Utilidade Pública (014.00051.2022). A iniciativa de Noemia Rocha (MDB), por sua vez, quer conceder o título de Utilidade Pública ao Instituto Social e Educacional Torre Forte (014.00049.2022, com a emenda 034.00036.2023). Completa a ordem do dia a proposição de Serginho do Posto (União) para a denominação de um logradouro público não especificado como Acir Tedeschi, fiscal tributário da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, falecido em 2009 (009.00002.2022, com a emenda 032.00057.2023).
Moção de protesto e sugestão para mães curitibanas
Depois dos projetos de lei, os vereadores de Curitiba devem votar as proposições da segunda parte da ordem do dia. Entre os requerimentos, consta na pauta da próxima sessão plenária uma moção de protesto à resolução 2/2023, do Ministério dos Direitos Humanos, que “estabelece parâmetros para a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis, mulheres e homens transexuais, e pessoas transmasculinas e não binárias - e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais – nos sistemas e instituições de ensino” (413.00008.2023). A iniciativa é de Osias Moraes (Republicanos).
Aguarda deliberação em plenário, entre as indicações de sugestão à Prefeitura de Curitiba, proposta para que as mulheres com filhos de até 1 ano de idade possam levar a criança aos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura e suas entidades (205.00366.2023). A ideia é de Marcelo Fachinello (Pode).
As votações na segunda parte da ordem do dia são feitas em apenas um turno, de forma simbólica (sem o registro no painel eletrônico). A Câmara de Curitiba tem sessões ordinárias de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo em seus canais no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba