Curitiba pode ter Semana de Combate à Depressão em outubro
O vereador Colpani (PSB) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal que obriga a Prefeitura de Curitiba a realizar anualmente, na primeira semana de outubro, a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Depressão. Ele considera ser necessário mais esclarecimento a respeito da doença. “A depressão ataca tão sorrateiramente, que a maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão doentes”, adverte o parlamentar.
Na proposição (005.00249.2013), Colpani determina a realização de uma campanha de publicidade a respeito do evento, que deve abranger aspectos da doença, incluindo a prevenção e suas características. O vereador ainda diz que a atividade deve ser incluída no Calendário Oficial do Município.
“Sabe-se que nesta capital, com as temperaturas mais baixas, é comum uma depressão sazonal, por isso entende-se a necessidade de prevenção e combate da doença no município de Curitiba”, pontua Colpani. Ele adverte que a Organização Mundial da Saúde considera a depressão como uma das mais sofridas doenças no mundo, sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e câncer. “Nas idades mais avançadas a doença atinge altos índices de morbilidade e mortalidade”, alerta o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba