Curitiba pode ter coleta especial para móveis

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2012 17h10, última modificação 16/08/2021 10h43
Evitar o descarte incorreto e o dano ao meio ambiente, com móveis de grande porte ou eletrodomésticos deixados nas ruas é o que pretende requerimento para implantação de coleta especial para este tipo de lixo. O documento, de autoria do vereador João do Suco (PSDB), líder do prefeito no Legislativo, contendo a sugestão para que a prefeitura estude um projeto de coleta de lixo de grande porte, com periodicidade mensal, foi aprovado pelo plenário da Casa, nesta semana. No texto, o vereador argumenta que “o padrão de consumo da capital paranaense mudou nos últimos anos, acompanhando a evolução do capitalismo brasileiro e provocando um descarte incorreto, com sérios danos ao meio ambiente”.
Anteriormente, qualquer tipo de móvel ou eletrodoméstico tinha condições acessíveis de conserto, com pessoal capacitado. Atualmente, os preços inviabilizam o reaproveitamento, “sendo mais interessante a compra de um móvel ou aparelho novo”, afirmou o parlamentar, chamando atenção para a necessidade do poder público intervir na questão, que “é de ordem pública”.
Pré-agendamento
O requerimento sugere uma coleta especial para este tipo de entulho com pré-agendamento. Poderia ser “realizada no último final de semana de cada mês, abrangendo os 75 bairros da capital”, sinalizou o vereador. Disse, também, que a sugestão inicial da medida preventiva foi trazida à Câmara pela professora Vanessa de Souza Fontana.