Curitiba pode ganhar nova secretaria

por Assessoria Comunicação publicado 09/05/2008 19h25, última modificação 21/06/2021 09h53
Curitiba pode ganhar uma nova secretaria. A sugestão é do presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que, nesta sexta-feira (9), protocolou requerimento à Prefeitura, solicitando a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. No documento, o parlamentar considera a importância de uma estrutura executiva para cuidar das políticas públicas e ações voltadas exclusivamente para essas pessoas. “Levantamento do IBGE mostra que, em 2005, a população de Curitiba já atingia 1,757 milhão de pessoas, das quais 10,32% portadoras de algum tipo de deficiência, que necessitam de soluções na área de infra-estrutura urbana para garantir a acessibilidade e qualidade de vida”, destaca Derosso.
A idéia é promover a inclusão e acessibilidade em todos os níveis, com um atendimento direto, rápido e eficiente. A criação da secretaria, segundo o vereador, permitirá a agilização dos serviços atualmente utilizados. “Toda a estrutura estaria voltada à verificação do meio ambiente e sua modificação como elemento motivador da inclusão”, acrescenta.
Curitiba possui o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (integrado por representantes de secretarias e da sociedade civil organizada, nas áreas de deficiência auditiva, visual, física e mental). Porém, este ainda carece de autonomia administrativa.