Curitiba na Copa traz Pessuti à Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2009 18h20, última modificação 24/06/2021 10h16
O anúncio de que Curitiba irá sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 despertou um novo desafio ao Paraná: sediar também a Copa das Confederações um ano antes, em 2013. Para tanto, parte dos principais projetos de infraestrutura da cidade deve estar concluída até dezembro de 2012. A ideia foi um dos temas debatidos entre os vereadores e o vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, no plenário da Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (3). Os parlamentares comemoraram a conquista da Copa para Curitiba, que, segundo Pessuti, não se restringe às partidas de futebol, treinamentos e hospedagem das equipes, mas a uma série de avanços econômicos e de qualidade de vida. O presidente da Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos Relacionados com a Copa do Mundo 2014 da Câmara de Curitiba e líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), saudou Pessuti, destacando o empenho do vice-governador na busca desta conquista para a capital paranaense e as viabilizações proporcionadas por ele frente ao Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014. Pessuti considera que o trabalho está apenas começando. “Até agora, somente nos comprometemos. Falta, ainda, toda a execução”, disse.
O vice-governador comparou a escolha de Curitiba com a eleição de um candidato pelas urnas. “Muitos acreditam que serão vencedores, mas a certeza só se torna realidade quando o anúncio é oficial”, brincou. Pessuti adiantou, ainda, que uma equipe do Estado deverá acompanhar cada detalhe da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, visando colher informações para serem usadas como exemplo para Curitiba ou descartadas. “A Copa deixará marcas na cidade, devido às grandes transformações que Curitiba irá receber.”
Para o vereador Tico Kuzma (PSB), “os avanços para Curitiba representam 20 anos de investimentos em cinco.” Já a ideia da vereadora Julieta Reis (DEM) é que Curitiba seja a sede mais eficiente do Brasil. Também destacaram a conquista os vereadores Jair Cézar (PSDB), Pedro Paulo (PT), Juliano Borghetti (PP), Aldemir Manfron (PP), Jairo Marcelino (PDT), Noemia Rocha (PMDB), líder da bancada de oposição, e outros.
Investimentos
Os projetos vão atender os setores de energia, saneamento, saúde pública, meio ambiente, mobilidade urbana, turismo, segurança, habitação e educação. Até 2014, a cidade deve receber cerca de R$ 4,5 bilhões em obras, sendo R$ 2 bi destinados para a construção da primeira linha do metrô norte-sul. De acordo com Pessuti, estão previstas obras para a interligação das cidades da região metropolitana de Curitiba, além de algumas no interior e litoral paranaense.