Curitiba ganhará um novo bosque
O vereador Jair Cézar destacou, na Câmara, que Curitiba ganhará um novo bosque. Em sessão plenária, convidou os demais parlamentares para a solenidade de transmissão de posse e propriedade de uma parte do terreno do antigo Colégio Madalena Sofia Barat para o município.
A cerimônia, neste sábado (25), às 11h, será presidida pelo prefeito Cassio Taniguchi e pela irmã Maria do Rosário Martins Corrêa, provincial da Academia Feminina do Sagrado Coração de Jesus.
Segundo Jair Cézar, a área será transformada no Bosque Irmã Clementina, beneficiando toda a comunidade do Higienópolis. No local serão preservadas as espécies nativas de vegetais existentes, além da recuperação do lago e a abertura de uma rua que irá ligar a Rua Paulo Friebe, no mesmo bairro, com a Franscisco Zuneda Ferreira da Costa, na planta Affonso Camargo.
Irmã Clementina
Clemence Helena Bertha W. Van Hombeeck nasceu em 15 de julho de 1927 na Bélgica. Seus pais vieram para o Brasil em 1932 e Clemence entrou como aluna interna no Colégio Sacre Coeur de Jésus no Rio de Janeiro. Entrou no noviciato em 1942, onde fez seus votos religiosos. Trabalhou como mestra de classe no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte e, em 58, fez sua profissão perpétua na Casa Generalízia da Congregação, em Roma. Também exerceu sua profissão no Egito, onde foi professora de inglês por sete anos.
Veio para Curitiba em 1965, onde foi professora do Colégio Sacre Coeur de Jésus e diretora da escola Cônego Camargo. Como pedagoga, dirigiu por muitos anos o Colégio Madalena Sofia. Naturalizou-se brasileira em 1973, tendo recebido o título de Cidadã Honorária de Curitiba em 1992, por proposição do vereador Jair Cézar. Faleceu no Rio de Janeiro, em 2002.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba