Curitiba ganhará semana de incentivo à leitura

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h17

Curitiba deve ganhar uma semana de incentivo à leitura, a ser comemorada anualmente no período de 23 a 29 de outubro. A Câmara Municipal aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (10), projeto de lei prevendo o evento. A proposta é de autoria do vereador Paulo Frote (PSDB).
Segundo o parlamentar, apesar do hábito da leitura no nosso País estar crescendo, ainda estamos muito longe do ideal. “Essa prática melhora o conhecimento intelectual, abre novos horizontes, propicia melhor aproveitamento do tempo e é um instrumento de lazer de altíssima qualidade”, justificou Frote, ao fazer uso da tribuna.
A data foi escolhida em decorrência de se celebrar, no mesmo período, a semana do livro. Durante o período, conforme o documento, devem ser realizadas palestras nas escolas, concursos, visando incentivar os alunos à leitura, especialmente de nossos escritores. O Poder Público também deverá promover sua ampla divulgação.
Para o vereador Angelo Batista (PP), o projeto aborda um dos problemas mais complexos na vida das pessoas, já que a falta de leitura implica em difículdades para os cidadãos. Já o vereador Pedro Paulo Costa (PT) comentou que é através da leitura que as pessoas podem avançar na vida e se formar, assim, uma sociedade mais justa e fraterna. “Devemos fazer políticas públicas para incentivar este hábito”, afirmou o parlamentar petista Também fez uso da palavra o vereador Jair Cézar (PTB), para lembrar que é preciso incentivar a leitura de jornais por parte dos jovens e crianças.
Incentivo
A capital que tem o maior número de leitores e de bibliotecas no mundo é Londres, com 365 bibliotecas que recebem mais de 50 milhões de visitas por ano. Mesmo assim, o prefeito está fazendo uma campanha de incentivo à leitura, conclamando a população a adotar este hábito e colocando à disposição dos leitores obras que digam respeito e divulguem a cidade. “Esse também é o nosso pensamento. Queremos incentivar a leitura entre os curitibanos, de um modo geral, além de divulgar a história de nossa cidade”, diz Frote.