Curitiba ganha mais uma cidade parceira

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2009 19h30, última modificação 24/06/2021 06h36
Suwon, na Coreia do Sul, é a 12a cidade-irmã de Curitiba. A proposta, de iniciativa do prefeito Beto Richa, foi aprovada pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20). O documento prevê cooperação em questões urbanas, ambientais, educacionais e tecnológicas, por meio do intercâmbio de informações e ideias que promovam o bem-estar dos cidadãos. Visa, ainda, parceria nas áreas econômica, cultural, turística, de transporte e esportiva, respeitando as características sociais e culturais e tradições de cada cidade.
De acordo com a mensagem do Executivo, Curitiba já vem mantido excelente relacionamento com a cidade de Suwon. Em julho de 2006, a Câmara recebeu a visita do prefeito, Kim Yong-Seo, acompanhado de vereadores e autoridades. Os coreanos foram recebidos pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), e pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB).
O orçamento destinado à cidade de Suwon é próximo ao de Curitiba. Em 2006, Suwon tinha à disposição US$ 1,3 bi e a capital paranaense, US$ 1 bi. As legislaturas em Suwon também são de quatro anos e, no caso do presidente do Legislativo, dois.
Irmãs
Também são cidades-irmãs de Curitiba Montevideu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Himeji (Japão), Hanghzou (China), Orlando (Estados Unidos), Guadalajara (México), Coimbra (Portugal), Treviso (Itália), Cracóvia (Polônia) e Lyon (França).