Curitiba é número um em saneamento, diz líder

por Assessoria Comunicação publicado 06/07/2009 15h25, última modificação 24/06/2021 10h16
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), comemorou resultado de pesquisa nacional divulgada pelo Instituto Trata Brasil, que mostra ser Curitiba a capital com os melhores índices de saneamento básico do País. Segundo o vereador, trata-se de mais um indicador que se alia a outros relacionados, por exemplo, à saúde, meio ambiente e transporte, que leva Curitiba a se transformar em referência nacional em termos de qualidade de vida.
Segundo a pesquisa, dentre as 79 cidades brasileiras com população urbana acima de 300 mil habitantes e que apresentam os melhores índices de atendimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto, Curitiba lidera entre as capitais. A pesquisa analisou informações apresentadas pelos operadores nacionais do setor de saneamento. O instituto usou dados de 2007, os últimos disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mantido pelo Ministério das Cidades.
Melhor
Segundo o vereador, a situação de Curitiba é ainda melhor do que a que aparece na pesquisa, em face dos investimentos que estão sendo realizados, especialmente na coleta e tratamento de esgoto, conforme demostrou a diretoria da Sanepar em recente sessão especial proposta por Mario Celso. “Temos informações de que até o final do ano que vem o índice apontado na pesquisa, de 83,05%, e que hoje já atinge 90%, vai chegar a 94%, muito além dos 65% da população que são recomendados pela Organização Municipal da Saúde”, acrescentou.
Mario Celso destacou a importância de um trabalho integrado entre a Sanepar e a prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já que o município é o poder concessionário. “Será muito importante agora, a partir da conclusão das obras, mobilizar a população para que efetue suas ligações à rede de esgoto. Não é possível que Curitiba seja a melhor capital em saneamento do país e detenha o segundo rio mais poluído, que, segundo pesquisa nacional, seria o Iguaçu. É fundamental que a população cumpra com sua parte”, finalizou.