Curitiba é modelo para o norte do País

por Assessoria Comunicação publicado 26/02/2009 19h40, última modificação 23/06/2021 08h00
Leis de Curitiba podem servir de referência também para o Norte do País. Em visita à Câmara de Curitiba, nesta quinta-feira (26), a vereadora de Marabá, sudeste do Pará, Júlia Rosa (PDT), buscou conhecer projetos e propostas da cidade voltadas aos setores ambiental e urbano. “É preciso conhecer as iniciativas nos locais onde as coisas realmente acontecem”, afirmou a parlamentar, que considera Curitiba exemplo em planejamento.
A vereadora paraense pediu detalhes de duas leis em especial. A primeira, de autoria do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que criou o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (Purae). Regulamentada em 2006 por decreto do prefeito Beto Richa, prevê que todas as novas construções do município tenham mecanismos de preservação da água. A outra, da vereadora Julieta Reis (DEM), entrou em vigor ano passado e trata de parâmetros de ocupação do solo e sistematização para licenciamento de implantação de estações de telecomunicações na cidade (antenas de telefonia celular).
Segundo Júlia Rosa, Marabá é um dos municípios mais importantes do Pará. “É uma região rica em minérios, concentrando investimentos e empreendimentos de indústrias, e possui um forte apelo turístico em virtude de suas atrações naturais. Porém, enfrenta sérios problemas ambientais. Por isso, busco sugestões, em especial da cidade considerada a capital ecológica do País”, concluiu a vereadora.