Curitiba e a Copa do Mundo

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2009 14h25, última modificação 23/06/2021 07h52
O dia 20 de março vai marcar uma data histórica para Curitiba, face o anúncio das 12 cidades brasileiras que estarão recebendo os jogos da Copa do Mundo de 2014. A divulgação oficial vai ser feita diretamente na sede da Fifa, em Zurique (Suíça).
Hoje, 17 cidades estão disputando as vagas, sendo que algumas estão praticamente definidas, casos de Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Brasília e Belo Horizonte. Uma das vagas será da região do Pantanal, sobrando cinco vagas para dez concorrentes. Segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), “é praticamente impossível a cidade de Curitiba ficar fora da Copa do Mundo, pois acompanhamos todos os membros da Fifa, CBF e Ministérios que vieram visitar a capital e notamos em todos um entusiasmo muito grande. Ouvimos elogios dos mais gratificantes”. O parlamentar destacou, ainda, o trabalho dos governos estadual e municipal, unidos pela causa: “O presidente do comitê, Orlando Pessuti, vice-governador, tem sido fundamental para o sucesso dos encaminhamentos. Ele é uma figura carismática, que tem conduzido os trabalhos de forma democrática e com muita competência. O prefeito Beto Richa, além de colocar toda a sua equipe de governo em ação pela Copa, também tem participado pessoalmente dos eventos, inclusive recebendo Ricardo Teixeira e a comitiva da Fifa, além de recepcionar ministros, como aconteceu recentemente com o Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto Filho. O resultado tem sido muito bom, fixando uma ótima imagem de Curitiba”, destacou Mario Celso.
Segundo a Embratur, Curitiba é a terceira cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros por motivos de negócios e eventos. A cidade já ganhou destaque em diversas revistas, como: “Melhor novo destino de negócios do País (Revista Veja), “Quarta melhor cidade do Brasil para se fazer turismo” (Revista Viagem & Turismo), “Terceira maior infraestrutura do País (Revista Exame), “Entre as sete melhores cidades da América Latina para fazer negócios” (Revista América Economia) e outras publicações que já estão nas mãos dos representantes da CBF e da Fifa.