Curitiba do Futuro: 45 pessoas e entidades homenageadas na CMC
Em homenagem comandada por Rodrigo Reis, a Câmara homenageou 45 pessoas e entidades com atividades institucionais, assistenciais, econômicas, culturais e educacionais. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene com o objetivo de homenagear profissionais e entidades que colaboram na construção de uma Curitiba do Futuro. O vereador Rodrigo Reis (PL) presidiu o evento, que teve iniciativa de Salles da Fazendinha (Rede).
Além de Rodrigo Reis, compuseram a mesa: Carlos Souza, jornalista e editor do Diário do Sítio Cercado; Audrey Olivet Grubba, delegada-regional da Receita Estadual; Mário César Prado Pregiliscio, jornalista da Rede Central TV; Laercio Souza, ex-vereador do município de Almirante Tamandaré; Custódio da Silva, ex-vereador; Lucas Laurino, proprietário da Rede de Supermercados Civis; e a soldado Cristiane Lins de Andrade, representando a Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR).
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Nós precisamos de vocês para construir a Curitiba do Futuro
De acordo com o vereador Rodrigo Reis, esta homenagem é voltada aos profissionais que se dedicam a construir uma Curitiba do Futuro. “Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo, possui serviços de qualidade e é o que há de melhor no Brasil, em termos de capital. Entretanto, temos problemas em muitas áreas, como na educação, na saúde, e na segurança pública, entre outras. É justamente em razão disso que devemos sempre valorizar e reconhecer o trabalho daqueles que trabalham pelo bem da nossa cidade”, afirmou o parlamentar.
O vereador comentou que à tarde esteve em um evento no Parque Tanguá, com o prefeito Rafael Greca, referente à entrega dos primeiros sete ônibus elétricos que serão incorporados à frota. “Eu acredito muito na causa ambiental e entendo que há uma necessidade de diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera, para que todos tenhamos mais saúde e qualidade de vida”, observou Reis. Ele também comentou sobre as características da atuação de um vereador, e disse considerar positivos os resultados obtidos por seu mandato no levantamento promovido pelos jornais Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná sobre a atuação dos vereadores. A pesquisa levou em consideração projetos de lei propostos e aprovados, requerimentos protocolados e atendidos e a participação no plenário da Câmara e nas comissões técnicas.
“Eu faço parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a mais importante da Casa, pois todos os projetos passam por ela. Toda semana, eu e minha equipe analisamos 40 projetos em média”, comentou o vereador, que também integra a Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. Ele agradeceu a presença dos homenageados. “Temos associações, ONGs, institutos, escolas e personalidades. Vocês foram pinçados um a um dentro de um universo de 1,8 milhão de habitantes. Nós precisamos de vocês para construir a Curitiba do Futuro”, concluiu Rodrigo Reis.
Saudar todos que labutam e dão exemplo para as gerações futuras
Mário César Prado Pregiliscio, jornalista da Rede Central TV, comentou que, quando levou Rodrigo Reis ao seu programa na Rede Central TV, tratou não com um vereador, mas com um cidadão. “Rodrigo Reis aprendeu com sua mãe, a ex-vereadora Julieta Reis, o sentido da palavra ‘labutar’. Eu saúdo a todos aqui que labutam e que dão exemplo para as gerações futuras”, afirmou o jornalista. A soldado Lins, representando a Polícia Militar do Estado do Paraná, disse pertencer à corporação há 12 anos. “Realizo também trabalhos sociais tanto dentro da instituição como fora dela. Entendo que não basta amar o próximo, mas é necessário também pôr em prática esse amor, por meio da solidariedade, que é o amor em movimento”, afirmou.
Carlos Souza, jornalista e editor do Diário do Sítio Cercado, exaltou a iniciativa de Rodrigo Reis em homenagear profissionais e entidades voltadas à elaboração da Curitiba do Futuro. “Você é um vereador de primeiro mandato, mas já ganhou projeção em virtude do grande trabalho que tem desenvolvido”, afirmou o jornalista, que finalizou sua fala dizendo que o evento representa um momento de louvor e de festa. Para Audrey Grubba, delegada da Receita Estadual, disse ser uma honra de representar o governo do Paraná. “E também expressar alegria ao agradecer a vocês por todo empenho e dedicação para fazer uma Curitiba do Futuro. São esforços que merecem exaltação e reconhecimento”, disse.
Reconhecer o cidadão que contribui, aquele que faz a cidade de Curitiba
Lucas Laurino, dono da Rede de Supermercados Civis, iniciou sua fala dizendo ser uma honra participar da homenagem representando os supermercadistas de Curitiba e Região Metropolitana. Ele contou que veio da cidade de Ivaiporã e se instalou em Curitiba em 1980. “Estamos contentes pela escolha de Curitiba para investir e trabalhar e, atualmente, estamos trabalhando na área da inovação”, informou Lucas. Para Custódio da Silva, ex-vereador e ex-deputado estadual, uma das funções mais importantes de um vereador é “reconhecer o cidadão que contribui, aquele que faz a cidade de Curitiba. Parabéns a todos vocês”.
Flávia Nogueira, criadora da Zombie Walk [evento temático realizado durante o carnaval], lembrou que, este ano, a iniciativa completa 15 anos. “É um esforço para tornar o carnaval mais bonito. Ao todo, temos a participação de 30 mil pessoas que saem da Praça Osório, atravessam a rua XV e chegam à Praça Santos Andrade. Seria impossível incluir nessa homenagem todos que ajudaram a realizar essa ideia, mas escolhi algumas pessoas-chave que representam a Zombie Walk”, disse.
Ruas de concreto: de Almirante Tamandaré para Curitiba
Para Laércio Souza, ex-vereador de Almirante Tamandaré, é uma honra poder participar da sessão solene compondo a mesa. “Venho de uma cidade vizinha, uma cidade abandonada pelo governo estadual e pelo federal. Em 2010, de volta da Nova Zelândia, resolvi me candidatar a vereador por Almirante Tamandaré e, seis anos depois, consegui ser eleito. Foi uma batalha árdua, em uma cidade onde ainda existe o coronelismo e onde tive de encontrar soluções e apontar erros”, disse. Laércio lembrou da sua iniciativa das ruas de concreto. “Foram, ao todo, 75 ruas de concreto construídas em Almirante Tamandaré com a colaboração da comunidade. Em Curitiba, propusemos à prefeitura a construção de 10 ruas de concreto nos bairros Bacacheri e Boa Vista e elas foram feitas também com apoio e colaboração da comunidade”, disse.
Veja fotos do evento no Flickr da CMC
Homenageado – Prêmio Ecologia e Ambientalismo
José Pedro Naisser (ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos)
Votos de Congratulações e Aplausos
Vanessa de Andrade Nunes (Associação Paranaense dos Hemofílicos)
Élcio Luiz dos Santos Pimentel (Associação Batista de Ação Social)
Edicleia Cruz da Silva (atividades sociais, culturais e desportivas)
Lucas Laurino (atividades sociais, culturais e desportivas)
Edo Aparecido Rabel (atividades sociais, culturais e desportivas)
Fabiano Guadagnin e equipe (Ecco Salva)
Leonilda Muller Machado (Associação dos Núcleos Artesanais)
Audrey Olivet Grubba (delegada-regional da Receita Estadual)
Laercio Souza (ex-vereador do município de Almirante Tamandaré)
Mário César Prado Pregiliscio (jornalista da Rede Central TV)
Thaiz Helena de Almeida Prado (advogada)
Carlos Souza (jornalista e editor da Folha do Sítio Cercado)
José Arapoti Vieira (Jornal Impacto)
Jocelem Ydana (Jornal Fala Brasil)
Fabiana Lopes El Sarraf Cavalli (médica dermatologista)
DJ Mylene (programa Mistura Fina)
Letícia Bertolin Glodis Molina (Polo da Universidade Positivo do Bairro Uberaba)
Pedro Celso Bento (atividades sociais, culturais e desportivas)
Quitéria Livanice Antunes (Cooperativa de Enfermagem)
Jaciel Teixeira e equipe (Zombie Walk)
Airton Carlos Fernandes, Iara do Rocio Vaz e Tânia Aparecida de Oliveira (Associação dos Agentes de Polícia Judiciária do Estado do Paraná)
Christiane da Silva (escritora e presidente do Instituto Feminny)
Sandra Moreira da Cruz (Associação da Animal)
Arlete Rudriak de Souza (Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção – AMCIP)
Jeniffer da Silva de Arruda Rossa (Projeto R3)
Luana Lenita Linhares (Empresa Reciclagem Capital)
Rubia Rosane Fagundes Zappa (advogada, administradora e gerontóloga)
Cristiane Lins de Andrade (Polícia Militar do Estado do Paraná – PMPR)
Maurício José Doerr (Grupo Expert)
Emídio Nicodemus Angeloti (professor e ex-diretor da Escola Municipal Albert Schweitzer)
Sueli Santos (Ministério Além das Fronteiras)
Maria José da Luz Luchtenberg (presidente da Associação dos Amigos e Amigas de Carentes e Queimados – AAACQ)
Rita de Cássia Schwaner Biscaia (Instituto Schwaner)
Maurício Nunes Fernandes e Carlos Augusto Walesko (Associação Paranaense de Pesca Esportiva com Caiaque)
Fernando Fernandes de Lara (advogado, Membro da Asociación Latinoamericana de Derecho Penal y Criminología – ALPEC – e membro do Grupo Permanente de Discussão de Teses Criminais Defensivas da OAB-PR)
Lucia Sombrio (advogada e ex-assessora cultural da Unibrasil Centro Universitário)
Yasmin Cássia da Silva (atividades sociais, culturais e desportivas)
Roberto Santana (atividades sociais, culturais e desportivas)
Flávia Pinho (Instituto Lanterna Luminosa)
José Euclésio Santos Pereira (atividades sociais, culturais e desportivas)
Carla Cristina Skora (atividades sociais, culturais e desportivas)
Dirceu Tadeu Vaz (Escola Nilza Tartuce)
Leonilda Darmione Kacham (atividades sociais, culturais e desportivas)
Luana Alves Fernandes (atividades sociais, culturais e desportivas)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba