Curitiba Decide entra em campo na defesa da representatividade
Pintado em 1933 por Tarsila do Amaral, quadro "Operários" retrata a diversidade do povo brasileiro. (Foto: Reprodução Acervo dos Palácios SP)
A democracia tem vários significados. Após a Segunda Guerra Mundial, ficou claro que, apesar de seguir a opinião de uma maioria, é preciso defender os direitos das minorias e de grupos sociais vulneráveis. Afinal, não é mais permitido que uma parcela da população seja alvo de extermínio, como o caso dos judeus na Alemanha nazista. Praticamente oito décadas depois do holocausto, como está a inclusão na política brasileira e, mais especificamente, em Curitiba?
O Curitiba Decide passa a responder essa pergunta nos próximos três episódios. Com a apresentação da jornalista Michelle Stival e Pedritta Marihá Garcia, o podcast produzido pela Câmara Municipal de Curitiba vai falar sobre a inclusão de mulheres, negros, povos originários, sigla LGBTQIA+ e povos periféricos. “Essas são algumas das minorias sociais que lutam para não ficarem invisíveis no Brasil. E eu te pergunto: elas estão bem representadas na política?”, questiona Michelle Stival.
Para falar sobre a diversidade nos espaços públicos, a bancada do CMC Podcasts recebeu três convidados: a historiadora Máira Nunes, pesquisadora e professora da Uninter; Márcio Kókoj, líder espiritual e político indígena do território Kahngág; e Mateus Costa, membro e representante do Grupo Dignidade. Eles falaram da questão histórica da representatividade de minorias, da violência e do preconceito que muitos grupos vulneráveis sofrem e da importância da luta por uma voz mais ativa na sociedade.
Esse é o 10º episódio do Curitiba Decide. Ao todo, serão 15 episódios do projeto que tem como objetivo aprimorar o debate acerca das eleições municipais neste ano no Brasil. O Curitiba Decide é produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Os episódios são publicados no Spotify e no YouTube do CMC Podcasts.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba