Curitiba Decide debate a presença da negritude nos parlamentos brasileiros
População negra no Brasil luta por maior representatividade nos espaços públicos de poder. (Foto: Carlos Costa/CMC)
O Brasil é a maior nação africana fora do continente africano. A imigração forçada entre “um rio chamado Atlântico” por mais de três séculos fez do Brasil uma nação africanizada. A abolição da escravidão em 1888, infelizmente, não garantiu uma cidadania efetiva da população negra no país. Atualmente, o Brasil tem atuado para essa reparação histórica com ações tanto internas, como o caso das cotas em universidades e em concursos públicos, quanto externas, com o país propondo uma 18ª meta no conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – a promoção da igualdade étnico-racial, meta que o Brasil passa a adotar voluntariamente.
A representatividade negra está presente no 12ª episódio do podcast Curitiba Decide. Com a apresentação de Pedritta Marihá Garcia, a bancada do CMC Podcasts recebeu lideranças negras para falar da ascensão da negritude: a pedagoga e pesquisadora da UFPR Lucimar Dias; Fernanda Santiago, membro da Rede de Mulheres Negras do Paraná; e o jornalista e fotógrafo da CMC Rodrigo Fonseca.
Durante o episódio, os convidados falaram da importância da representatividade e do esforço para mais igualdade racial, como o histórico de lutas de reconhecimento e resistência. A violência sofrida pela população negra foi um dos temas debatidos, com casos que, infelizmente, ainda ocorrem nos dias atuais. A situação da mulher negra também foi um destaque no episódio. Por fim, o podcast tratou da importância de políticas públicas e educacionais para combater o racismo.
Projeto da Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba, o podcast do Curitiba Decide é composto por 15 programas, cujo objetivo é aprimorar o debate acerca das eleições municipais neste ano no Brasil. Os episódios são publicados no Spotify e no YouTube do CMC Podcasts.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba