Curitiba Decide: Câmara vai às ruas divulgar que tem 38 vagas abertas

por Michelle Stival — publicado 09/09/2024 09h20, última modificação 09/09/2024 14h39
Legislativo quer conscientizar as pessoas de que estão indo às urnas para contratar um vereador por 4 anos, com salário de gestor e equipe de até 7 pessoas.
Curitiba Decide: Câmara vai às ruas divulgar que tem 38 vagas abertas

Câmara de Curitiba vai às ruas com campanha de educação política. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na porta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um cartaz anuncia para os que passam: estamos com 38 vagas abertas. O banner provoca curiosidade entre os pedestres, e os que se aproximam são abordados pelos funcionários do Legislativo: “você sabia que é você quem vai decidir quem vai ocupar uma dessas vagas? Está certo escolher alguém sem pesquisar sobre ele antes? Você sabe o que faz um vereador?” Além das blitze em frente às portas de acesso à Câmara, haverá abordagens em outros espaços. A primeira vai ser na quarta-feira (11), na avenida Luiz Xavier, mais conhecida como Boca Maldita.

A ação, toda feita com cara de campanha de recrutamento de setor de recursos humanos, faz parte da mais recente ação de educação política da CMC, chamada Curitiba Decide. “Não fazemos alusão a nenhum político ou candidato. A ideia central é conscientizar os eleitores, que estarão em frente a uma urna no dia 6 de outubro, de que é importante escolher com critério um parlamentar que os represente na cidade pelos próximos quatro anos”, explica a diretora de comunicação do Legislativo, Patricia Tressoldi.

“As pessoas têm a falsa ideia de que vereador tem que bater na porta da casa pra perguntar se estão precisando de alguma coisa, mas não. Os moradores também devem procurar a Câmara, os contatos estão disponíveis no site, estamos nas redes sociais sempre abertos, respondemos a todos. Tem problema no bairro? Não consegue resolver com a Prefeitura, mobiliza lá um grupo de moradores e vem pedir apoio dos parlamentares pra mediar a questão. A gente vê muita coisa ser resolvida desse jeito por aqui. Só que muitos pensam que ele serve pra resolver briga de vizinho, problemas individuais, como, por exemplo, regularização de documentos. Mas isso não faz parte dos requisitos da vaga”, brinca Michelle Stival, jornalista que coordena a campanha de rua.

No material que é distribuído, há um panfleto que explica as principais funções da vaga e as vantagens oferecidas. Uma cartilha traz informações gerais dos três poderes, o que faz um vereador, a história da Câmara e as formas de ter acesso a ela. “Tem até um marcador de página com citação de Martin Luther King Jr. pra convencer o eleitor de que ele tem que reagir nessas eleições: ‘o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons’”, complementa Michelle.

Campanha multimídia

A ação envolve também programas de podcasts para YouTube e Spotify, que estrearam no dia 9 de agosto e finalizam no dia 27 de setembro. São lançados dois episódios por semana, sempre nas terças e sextas-feiras. As demais redes sociais, da mesma forma, divulgam vídeos educativos, normalmente relacionados aos temas dos podcasts. Os assuntos variam desde fake news e segurança nas urnas até representatividade das minorias e políticas públicas baseadas em estatísticas.

“Você já percebeu que o político mais próximo de você, na realidade, é o vereador? Hoje a gente vai fazer você entender, de uma vez por todas o que ele faz. O que ele pode e também o que ele não pode fazer”, diz José Lázaro Jr., um dos jornalistas da Casa, na abertura do episódio 4 da temporada Curitiba Decide.

Hotsite e transmissão ao vivo no dia da eleição

Um hotsite reúne todo esse material para que a população possa acessar tudo em um só lugar: curitiba.pr.leg.br/curitiba-decide. Ali, tem até a contagem regressiva para o dia 6 de outubro. No dia da eleição, uma grande estrutura de estúdio será montada no plenário e no TRE para exibir as notícias de última hora sobre os eleitos, com transmissão ao vivo da apuração dos votos.