Curitiba cumpre 5 dos 8 Objetivos do Milênio, afirma comissão
A cidade de Curitiba alcançou cinco dos objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir as desigualdades sociais e econômicas do mundo, constatou a Comissão Especial para Acompanhamento dos 8 Objetivos do Milênio. A vereadora Carla Pimentel (PSC) reuniu nesta terça-feira (1º) os membros da comissão, para apresentar relatório elaborado por Bruno Pessuti (PSC) com dados atualizados e encerrar o trabalho do grupo – instituído pela proposição 051.00003.2014, de fevereiro de 2014.
“Ao falar dos três objetivos ainda a serem alcançados, o eixo de superação passa pela transversalidade de programas de governo às mulheres, saúde e infância, o que confirma que Curitiba está inserida na superação de desigualdades e defesa de minorias”, defendeu Carla Pimentel. Falta ao município melhorar seus indicadores na promoção da igualdade entre os sexos, na melhoria da saúde das gestantes e no combate à AIDS e outras doenças.
A redução pela metade da proporção da população abaixo da linha da pobreza, baixar em dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos, fazer cair pela metade a proporção da população sem acesso a saneamento e água potável, atingir a totalidade das crianças concluindo o ensino fundamental, e melhorar a oferta de capacitação profissional e sustentabilidade ambiental são algumas das metas atingidas em Curitiba. “Agora vamos propor grupos temáticos, que pensem metas para 2030”, adianta Carla Pimentel.
Na reunião com os vereadores Professor Galdino (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Dona Lourdes (PSB) e Toninho da Farmácia (PP), Carla defendeu que as situações verificadas pela comissão integrarão a Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013-2016. “Atingir essas metas é obter uma diferença real na vida das pessoas. Precisamos encarar o desafio de alcançar um mundo de prosperidade, igualdade, liberdade, dignidade e paz”, argumenta.
Relatório final
O relatório final apresentado por Carla Pimentel e Bruno Pessuti traça um panorama histórico do envolvimento da Câmara Municipal de Curitiba com os Objetivos do Milênio, cujo início se deu no ano de 2009 por iniciativa da então vereadora Renata Bueno. Cinco anos depois, Carla Pimentel propôs a constituição da comissão que, desde aquele momento, procedeu uma série de ações no sentido de levantar dados sobre os temas elencados pela ONU.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba