Curitiba continua exportando tecnologia, diz vereador
“O interesse demonstrado por técnicos de vários países revela que a cidade de Curitiba continua sendo pioneira em diversos setores, inclusive nas ações do meio ambiente”, afirmou o vereador Mario Celso Cunha (PSDB).
O líder do prefeito Beto Richa na Câmara destacou que Curitiba foi a primeira capital brasileira a usar tecnologia do asfalto borracha, um produto que aumenta a durabilidade da via e diminui o impacto ambiental. Mario Celso lembrou que “nos Estados Unidos esta técnica é muito difundida e atualmente 70% das vias americanas incorporam a borracha triturada do pneu”.
O diretor de Distritos e Manutenção Urbana da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Dallazem, disse que “apesar da tecnologia de produção de asfalto de borracha ser 20% mais cara que o asfalto comum, este método ecológico exige um volume menor de material e, em Curitiba, está sendo feito com recursos e pessoal próprios, o que diminui o valor em 30%”.
Outro ponto destacado pelo vereador é que a Prefeitura faz o reaproveitamento do asfalto comum retirado das vias e todo o material recebe uma emulsão para amolecer o antigo asfalto e reaproveitá-lo em vias de baixo fluxo de veículos. Segundo Mario Celso, “a revitalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral foi feita com esta tecnologia inovadora, de asfalto à base de borracha de pneus, garantindo uma qualidade muito melhor para a via, beneficiando os usuários e evitando acidentes”.
A composição do asfalto utilizado nesta avenida inclui 100 toneladas de borracha, o que representa 7.000 pneus. O asfalto-borracha dura 30% mais que o tradicional e já está sendo projetado para ser usado em diversas vias de Curitiba.
Mario Celso revelou que o prefeito Beto Richa vem recebendo pedidos de informações sobre este sistema ecológico dos prefeitos e autoridades em urbanismo de diversos cantos do mundo. “É uma fórmula inovadora que garante o reaproveitamento dos pneus, coisa antes nunca explorada. Curitiba comprou a idéia e vem dando certo”, finalizou o líder.
O líder do prefeito Beto Richa na Câmara destacou que Curitiba foi a primeira capital brasileira a usar tecnologia do asfalto borracha, um produto que aumenta a durabilidade da via e diminui o impacto ambiental. Mario Celso lembrou que “nos Estados Unidos esta técnica é muito difundida e atualmente 70% das vias americanas incorporam a borracha triturada do pneu”.
O diretor de Distritos e Manutenção Urbana da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Dallazem, disse que “apesar da tecnologia de produção de asfalto de borracha ser 20% mais cara que o asfalto comum, este método ecológico exige um volume menor de material e, em Curitiba, está sendo feito com recursos e pessoal próprios, o que diminui o valor em 30%”.
Outro ponto destacado pelo vereador é que a Prefeitura faz o reaproveitamento do asfalto comum retirado das vias e todo o material recebe uma emulsão para amolecer o antigo asfalto e reaproveitá-lo em vias de baixo fluxo de veículos. Segundo Mario Celso, “a revitalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral foi feita com esta tecnologia inovadora, de asfalto à base de borracha de pneus, garantindo uma qualidade muito melhor para a via, beneficiando os usuários e evitando acidentes”.
A composição do asfalto utilizado nesta avenida inclui 100 toneladas de borracha, o que representa 7.000 pneus. O asfalto-borracha dura 30% mais que o tradicional e já está sendo projetado para ser usado em diversas vias de Curitiba.
Mario Celso revelou que o prefeito Beto Richa vem recebendo pedidos de informações sobre este sistema ecológico dos prefeitos e autoridades em urbanismo de diversos cantos do mundo. “É uma fórmula inovadora que garante o reaproveitamento dos pneus, coisa antes nunca explorada. Curitiba comprou a idéia e vem dando certo”, finalizou o líder.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba