Cultura Geek pode ganhar data no calendário oficial de Curitiba
O Shinobi Spirit reúne atrações nacionais e internacionais e é um dos principais eventos de cultura pop do país.(Foto: Divulgação Shinobi Spirit)
O maior evento de Cultura Pop do estado do Paraná, o Shinobi Spirit, agora pode ser incluído no calendário oficial da cidade. A proposta foi apresentada, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), pelo vereador Nori Seto (PP) e tramitará como projeto de lei pelas comissões temáticas antes de ser votada em plenário (005.00095.2023). “Criado em 2009, iniciou modesto com apenas 400 participantes em sua primeira edição. Atualmente, reúne mais de 20 mil pessoas em dois dias de atividade”, justifica o parlamentar.
No projeto de lei, o autor Nori Seto indica o mês de maio para a realização do evento. “Estrategicamente planejada para atender um nicho cultural, ela vem crescendo ano após ano. Queremos instituir a data, preferencialmente no mês de maio, pois, neste mês, é celebrado o internacional Star Wars Day (4 de maio) e também o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio), datas importantes na cultura Pop contemporânea”, defende o parlamentar.
Considerado pela comunidade geek/nerd um dos maiores eventos do gênero no Brasil, o Shinobi Spirit é conhecido por oferecer aos participantes uma experiência imersiva no mundo dos animes. Com uma programação diversificada e repleta de atividades, o evento atrai uma multidão de entusiastas de todas as idades, desde cosplayers habilidosos até admiradores de longa data da cultura japonesa.
“O evento oferece ao público uma experiência única do melhor da cultura pop com diversas atividades, como concurso de cosplay, concurso de karaokê, matsuri dance, concurso de K-Pop, campeonatos e freeplay na área de games, quiz, exposição de colecionáveis e atividades de fã-clubes, além da presença de vários convidados nacionais e internacionais, como youtubers, web celebridades, blogueiros, dubladores, atores, humoristas, djs e bandas”, explica Nori Seto.
Tramitação
Quando um projeto é protocolado na CMC, o trâmite regimental começa com a leitura da súmula dessa nova proposição durante o pequeno expediente de uma sessão plenária. A partir daí, o projeto segue para instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e, na sequência, para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se acatado, passa por avaliação de outros colegiados permanentes do Legislativo, indicados pela CCJ de acordo com o tema da proposta.
Durante a fase de tramitação, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos, revisões no texto ou posicionamento de outros órgãos públicos a respeito do teor da iniciativa. Após o parecer das comissões, a proposição estará apta para votação em plenário, sendo que não há prazo regimental previsto para a tramitação completa. Caso seja aprovada, segue para a sanção do prefeito para virar lei. Se for vetada, cabe à Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou se promulga a lei.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba