Cultura da paz deve ser divulgada na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 28/06/2007 17h20, última modificação 16/06/2021 10h40
A Cartilha do Agente da Paz poderá ser divulgada na Câmara de Curitiba. A informação é do presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, vereador Tico Kuzma (sem partido), durante reunião nesta semana. “A comissão irá conversar com o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), para analisar a possibilidade de reprodução da cartilha”.
Segundo Kuzma, o projeto Agentes da Paz, de projeção internacional, é uma iniciativa de William Soto Santiago, diretor internacional da Ong Amisrael, que atua pela paz entre os povos e nações. A campanha teve abertura oficial no dia 13 de setembro do ano passado, em Nova York, EUA. “A idéia é criar a consciência da responsabilidade individual na implantação e manutenção da paz, inserindo uma cultura de não-violência em cada país e seus habitantes”, explicou o vereador.
Ações
Na área do meio ambiente, os agentes da paz devem fazer, conscientizar e promover a coleta seletiva do lixo (plástico, metal, papel, vidro, pneu usado, material de construção) e incentivar e dar preferência ao uso de produtos reciclados, uso racional de energia elétrica, bem como do consumo de água. Na política, dar exemplo de paz, como líderes e representantes de suas comunidades, em todos os aspectos de sua vida e gestão pública; na saúde, oferecer ao paciente atendimento digno, humano, independente de sua cor, raça, sexo, religião, nacionalidade, ideologia e classe social e, no esporte, promover campeonatos esportivos nas escolas, comunidades, bairros e centros comunitários, buscando integrar pessoas.
Participaram da reunião, além de Tico Kuzma, os vereadores Valdenir Dias e Julieta Reis, ambos do PSB.