Cristiano Santos propõe Semana de Combate à Pedofilia

por Assessoria Comunicação publicado 10/05/2013 10h35, última modificação 15/09/2021 11h33

Para conscientizar e facilitar o acesso à informação sobre o tema, Cristiano Santos (PV) apresentou projeto de lei na Câmara de Curitiba que institui a Semana Municipal de Combate à Pedofilia (005.00169.2013). As atividades seriam realizadas na semana do dia 18 de maio de cada ano, passando a constar no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba.

O objetivo é realizar palestras, audiências públicas e conferências para tornar a população mais atenta e consciente para este tipo de situação. Segundo justificativa da matéria, crianças vítimas de abusos comumente sofrem com perda de autoestima, tornando-se “retraídas”, muitas delas “levadas até mesmo ao suicídio”. O texto cita que o Brasil é o maior consumidor de pornografia no mundo, segundo o site “Todos contra a Pedofilia”.

Caso o projeto seja aprovado, o município poderá criar, organizar e implantar as ações necessárias para a realização da semana, agindo em conjunto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comtiba). O poder executivo pode firmar parcerias com a iniciativa privada, pessoas físicas e jurídicas, igrejas e instituições de ensino.

O autor justifica que, apesar do grande número de registros de casos de pedofilia e distribuição de material vinculado ao tema, os números de condenações ainda é muito pequeno pela dificuldade em encontrar tanto quem comete o ato quanto  quem distribui o material. Com o projeto, Cristiano Santos deseja que o tema seja tratado de forma mais consistente e torne-se conhecido pelas famílias, para que estas saibam reconhecer casos de abusos.

“A pedofilia é um mal crescente em nossa sociedade e é nosso dever lutar para que isso passe a ser foco de atenção e preocupação de pais e mães. Vamos informar às famílias e às crianças, elaborar políticas públicas e mobilizar toda a sociedade na luta contra quem comete essas atrocidades”, declarou Cristiano Santos.