Crise nos hospitais, protesto domingo e mais notas do dia 5 de outubro
Crise nos hospitais
Repercutindo a reunião ocorrida ontem na Prefeitura de Curitiba, na qual a Câmara Municipal levou dirigentes de hospitais para uma conversa com os secretários Luiz Fernando Jamur e Beatriz Nadas, Noemia Rocha (MDB) pediu o empenho dos colegas para a resolução da crise da Saúde. “Três hospitais de Curitiba sinalizaram que vão fechar serviços se a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná não os ajudarem”, alertou a presidente da Comissão de Saúde. Ela protestou contra a tabela do SUS estar desde 2015 sem atualização e no corte do orçamento federal para a Saúde, que teve recursos separados para pagar emendas parlamentares.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Protesto no domingo
Neste domingo, das 9h30 às 16h30, moradores do Bom Retiro farão um protesto pacífico, com atividades culturais, próximo ao bosque do antigo hospital psiquiátrico (demolido em 2012). Eles são contra a construção de um supermercado na área verde, com 12 mil m², numa região em que há outro estabelecimento semelhante a menos de 1 km de distância. O anúncio foi feito pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), que convidou os parlamentares a se juntarem à causa no fim de semana.
Homenagem da CMC
A servidora pública da CMC, Sileze Cristina Born, contadora lotada na Divisão de Escrituração Contábil, recebeu homenagens do Legislativo, nesta quarta-feira, em razão da sua aposentadoria. Ela foi saudada em plenário pelo presidente da CMC, Tico Kuzma, pela diretora-geral, Jussana Marques, pela diretora de Recursos Humanos, Cristina Fonseca, e por Hamilton Júnior, representando a Associação dos Servidores da CMC. “Foi nomeada em 2012 e foi gestora do Fundo Especial da CMC. A Câmara agradece e deseja muito sucesso nessa nova etapa. Obrigado pelo trabalho!”, disse Kuzma.
Arena de patinação*
A inauguração da primeira arena pública coberta para a prática de patinação artística sobre rodas do país foi comemorada no plenário da CMC. As obras executadas pela Secretaria do Meio Ambiente em uma área de 880 metros quadrados, de uma antiga quadra poliesportiva subutilizada e alvo de vandalismo, foram elogiadas pelo vereador Mauro Ignácio (União), “Temos um espaço que irá propiciar o crescimento do esporte e certamente será um celeiro de atletas em nível nacional. Um sonho que hoje torna-se realidade”, finalizou o parlamentar.
Castração*
O Dia dos Animais, celebrado na ultima terça-feira (4), foi registrado em plenário. A lei municipal 16.038/2022 aprovada na CMC e sancionada pela prefeitura, que torna mais rígida as punições a quem maltrata animais, foi lembrada pelo vereador João da 5 Irmãos (União). Ele ainda destacou o Mutirão de Castração de cães e gatos. “A rede de proteção animal está com as inscrições abertas para o mutirão de castração que irá ocorrer entre os dias 24 à 27 de outubro, de forma gratuita”, frisou o vereador.
Constituição Federal*
Denian Couto (Pode) lembrou em plenário que neste dia (5) a promulgação da Constituição Federal completa 34 anos. Conhecida como “Constituição Cidadã”, ela é a sétima a ter vigência no Brasil. A Assembleia Constituinte de 1987 se encarregou de criar um texto que expressasse a nova realidade sócio-política do Brasil, com o termino do regime militar e o processo de redemocratização.
Visita*
Foi recepcionado em plenário o Sargento Rogerio Victorio do Corpo de Bombeiros do Paraná, Capelão da Policia Militar e do Hospital Psiquiátrico San Julian.
Minuto de Silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Athayde Hernan Cardon Filho, Luize do Valle Santana e Angelo Verchai.
*Estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba