Criançada tem semana especial

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2009 19h10, última modificação 28/06/2021 07h48
Futebol é paixão nacional. Esta é a opinião de boa parte dos cidadãos brasileiros e, especialmente, das crianças de 8 a 15 anos da comunidade do Fazendinha, que nesta semana participaram da aula inaugural da escola de futebol da subsede da torcida organizada Os Fanáticos. A iniciativa é do vereador Julião Sobota (PSC), em parceria com o Clube Atlético Paranaense. A ideia, segundo o parlamentar, é promover a inclusão social através do futebol. “Para participar é preciso que a criança ajude os pais ou responsáveis em casa, tenha boas notas na escola, respeito com os colegas de outros times, não fale palavrão e nem use drogas", explicou Julião.
A escola de futebol, juntamente com a subsede da torcida atleticana, é uma extensão do projeto social desenvolvido pelo vereador, visando, além da Copa de 2014, levar o esporte até as comunidades carentes. A proposta é fazer do futebol a porta de entrada para a inclusão social. "Mesmo que não não venha a atuar no futebol profissional, a criança aprenderá que, com disciplina e  objetivo, poderá ser o que quiser, especialmente um cidadão de bem", explica o vereador, ciente que o futuro do País depende do crescimento educacional e cultural do jovem brasileiro.
Padrão
De acordo com Raphael Biazzetto, coordenador técnico das escolas de futebol do Atlético, os alunos terão o mesmo padrão de outras unidades do clube, "com  professores capacitados e material de treinamento ( bolas, cones e coletes)". O coordenador adiantou que os novos alunos participarão, no próximo dia 25, do Festival do Dia da Criança, realizado na Top Sport. "É um domingo de festividade, onde haverá campeonato entre as escolas de futebol do Atlético.”
De acordo com Julião, "a ideia é tirar essa criançada do mundo da marginalidade, mostrando que é possível trabalhar dignamente para conseguir seus objetivos, pois o esporte abre as portas para a cidadania. Vê-los longe das drogas é gratificante e faz valer a pena", finalizou.