Criador do Robô Laura, Jacson Fressatto retorna à Tribuna Livre
Nesta quarta-feira (21), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debate o uso da inteligência artificial para salvar vidas. O convidado, por proposição do vereador Bruno Pessuti (PSD), é o arquiteto de sistemas Jacson Fressatto, idealizador do Robô Laura, primeira plataforma gerenciadora de risco do mundo (076.00027.2019). Lançado em 2016, o sistema é capaz de identificar precocemente casos de sepse (infecção generalizada).
“A morte não pode ser resolvida, ela faz parte da vida. Entender e respeitar isso é importante. Mas tudo que vem antes da morte são problemas que podemos resolver”, disse Fressatto, ao participar de uma Tribuna Livre da CMC, também a convite de Pessuti, em novembro de 2017. “A Laura não é um robô físico. Está implantada em servidores da IBM, em vários locais do mundo. E, quando retorna com dados dos hospitais, devolve alarmes em relação a cada paciente. É uma inteligência artificial treinada por médicos especialistas, com capacidade para processar as informações em 3,8 segundos”, explicou ele.
O nome do robô homenageia a filha do convidado da Tribuna Livre, também criador da startup Laura Networks e presidente do Instituto Laura Fressatto. A menina nasceu prematura, em 2010, e faleceu devido à sepse, com 18 dias de vida, motivando-o a desenvolver o sistema. A meta do curitibano, que se define como um “hacker ativista”, é impactar positivamente 1 bilhão de vidas - por meio da plataforma inovadora.
Na capital paranaense, além do pioneiro Nossa Senhora das Graças, o robô Laura é utilizado pelos hospitais Erasto Gaertner, Pequeno Príncipe e Cruz Vermelha. Também já foi adotada em Minas Gerais. A Laura Networks foi uma das três startups curitibanas selecionadas este ano pelo TechEmerge Health, programa do International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, para estimular a internacionalização de projetos de inovação para a saúde.
Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC e ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária. As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. A atividade poderá ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba