Prêmio Cultura e Divulgação homenageia 28 nomes da cena curitibana
Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu a sessão solene de entrega do prêmio Cultura e Divulgação 2024. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu a entrega do prêmio Cultura e Divulgação a 28 pessoas e entidades que obtiveram projeção nas diversas áreas culturais em Curitiba durante o último ano. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa. Além dele, compuseram a mesa Guto Silva, Secretário do Planejamento Estado do Paraná, e os vereadores: Osias Moraes (PRTB), primeiro-secretário; Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente; Mauro Ignácio (sem partido), segundo-vice-presidente; Mauro Bobato (PP), terceiro-secretário; e Leonidas Dias (Pode), quarto-secretário.
Também estavam presentes os vereadores: Bruno Pessuti (Pode); Nori Seto (PP); Serginho do Posto (sem partido); Dalton Borba (PDT); Marcos Vieira (PDT); Pastor Marciano Alves (Republicanos); Oscalino do Povo (PP), Sargento Tânia Guerreiro (Pode); Tico Kuzma (PSD), líder do governo; Sidnei Toaldo (PRD); Zezinho do Sabará (sem partido); Angelo Vanhoni (PT); Rodrigo Reis (sem partido); Pier Petruzziello (PP); João da 5 Irmãos (sem partido); Herivelto Oliveira (Cidadania); Alexandre Leprevost (Solidariedade); Professora Josete (PT); e Jornalista Márcio Barros (PSD). A solenidade teve apresentações da Joy Big Band, da Igreja Batista Nacional do Cajuru (IBNC).
Assista a sessão solene no canal da CMC no YouTube
A principal característica da cultura curitibana é a diversidade étnica
O vereador Tito Zeglin iniciou a saudação oficial aos homenageados citando as palavras do escritor e educador Nildo Lage: “A cultura de um povo é seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores e permitir que as novas gerações não vivam nas trevas do anonimato”. Zeglin lembrou que o prêmio Cultura e Divulgação foi criado em 8 de abril de 1996 (lei municipal 8.810/1996), tendo sido sancionado pelo prefeito Rafael Greca, que ocupava o mesmo cargo à época. “Não é exagero afirmar que Curitiba é uma cidade que respira cultura. Para exemplificar, lembremos dos 75 museus em atividade, entre os quais, o Museu Oscar Nyemeyer (MON), um dos cartões-postais de nossa cidade; o Museu Municipal de Arte (MuMA), localizado no bairro Portão; o Museu Paranaense, no Alto São Francisco; e o Museu Egípcio e Rosa Cruz, no Bacacheri”, destacou o parlamentar.
O primeiro-vice-presidente da CMC destacou outra comemoração cultural celebrada por Curitiba este ano: o centenário de Napoleon Potyguara Lazzarotto, o Poty Lazarotto. “Gravador, desenhista ilustrador, muralista e grande mestre. Seus murais estão espalhados por diversos pontos de Curitiba, em outras cidades do Brasil e também em outros países, como por exemplo, Portugal, França e Alemanha”, disse Zeglin. Para ele, a principal característica da cultura curitibana é a soma das influências das muitas etnias que aqui se instalaram, como os negros, os imigrantes europeus e de outras partes do mundo, como Oriente Médio e Japão, além dos indígenas originários. “Essas culturas, ligadas à própria história da cidade, tiveram influência na arquitetura, na gastronomia, no teatro, na música, na literatura e nas artes plásticas produzidas em Curitiba”, afirmou o vereador.
Honraria representa não só a vontade da Casa, mas de toda a população
O parlamentar lembrou que, a exemplo da sociedade, a cultura passa por constantes transformações. Mas em seu entendimento, jamais podemos deixar de valorizar o empenho, a dedicação, a persistência e o talento daqueles que fizeram e fazem a nossa história acontecer. “Esse é o motivo de estarmos reunidos, reconhecendo a importância dos agraciados, escolhidos de forma criteriosa pelos vereadores. Essa honraria representa não só a vontade da Casa, mas de toda a população curitibana”, disse o vereador Tito Zeglin. Lembrando que a cidade já entrou no clima de celebração dos seus 331 anos de fundação, o vereador complementou ser gratificante ver o plenário da CMC lotado por pessoas que estão escrevendo mais uma página na história de Curitiba.
Revisão da Lei de Incentivo à Cultura fomenta a inclusão
Tito Zeglin salientou que a Câmara Municipal de Curitiba trabalha de forma permanente em prol da cultura da cidade. “Um exemplo disso foi a revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (lei complementar 142/2023), aprovada pela Câmara em novembro de 2023 e sancionada pelo prefeito no dia 20 de dezembro. A revisão desta norma foi construída ao longo de 15 meses em debates mediados pela Câmara e que envolveram o Conselho Municipal de Cultura, representantes da classe artística e outros integrantes de atividades culturais” (saiba mais).
De acordo com o parlamentar, a revisão está alinhada às normas federais para o setor e institui mecanismos de estímulo ao protagonismo de mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência, fomentando a inclusão. “Além dessa iniciativa, o município de Curitiba tem criado cotas e editais específicos, entre outras ações, que buscam garantir a diversidade e a representatividade no cenário cultural”, afirmou Zeglin.
Para homenageado, mais do que paixão, trabalho com cultura é missão de vida
Roberson Jannuzzi, jornalista, apresentador e editor-chefe do jornal Meio Dia Paraná, da RPC, disse ser uma honra muito grande receber o prêmio Cultura e Divulgação 2024 e ter a responsabilidade de falar em nome dos homenageados. “Em meio a tanta gente boa, ser lembrado para receber um prêmio como esse enche o coração de todos nós de muita alegria e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, disse o jornalista. Ele destacou sua própria caminhada de 30 anos na comunicação em atividades como as de repórter, editor, produtor e, hoje, apresentador de telejornal. “Uma coisa nunca mudou: minha paixão pela comunicação e meu compromisso em colaborar, informar, educar e inspirar as pessoas”, afirmou Jannuzzi.
Para o apresentador do Meio Dia Paraná, sua história de vida e profissional é parecida com a de todos os homenageados. “Um caminho de dedicação e entrega, com o compromisso de transformar o ambiente cultural. Receber esse reconhecimento é o combustível que nos impulsiona para fazer mais. É um privilégio receber esse prêmio não apenas em virtude do desempenho profissional de uma paixão, mas de uma missão de vida”, observou. No entendimento de Jannuzzi, a premiação é um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um lembrete do trabalho que ainda está por vir. “Trabalho que se materializa no dever de divulgar a cultura de Curitiba em todas as suas manifestações, incluindo o trabalho voluntário. Nunca foi fácil e nunca será, mas, depois desse prêmio, temos o dever de fazer a diferença na vida das pessoas”. O jornalista encerrou sua fala citando as palavras do escritor Jorge Amado: “A divulgação da cultura é a luz que ilumina os caminhos da humanidade e aqueles que se dedicam a essa missão são os verdadeiros iluminadores de nossas vidas”.
Veja imagens da cerimônia no Flickr da CMC
Homenageados
ANDRÉ ZAMPIER (Pastor Marciano Alves)
Administrador, especialista em marketing, empresário e produtor cultural, concebeu os projetos Matte Cultural, Matte Break e idealizou a marca Matte N’Roll com o propósito trabalhar o marketing cultural para fortalecer a identidade local e o turismo, reconstituindo o apogeu do grande ciclo ervateiro de maneira moderna e atual.
BIG BAND JOY, representada pelo Maestro Alexandre Rodrigues (João da 5 Irmãos)
Banda de jazz da Igreja Batista Nacional de Curitiba, composta por músicos voluntários que se dedicam a expressar musicalmente o louvor e a manifestar a adoração e gratidão ao Deus tri-uno: sábio, poderoso e salvador.
CIA ILIADAHOMERO DE TEATRO, representada por Octavio Camargo (Angelo Vanhoni)
A Cia Iliadahomero de Teatro, tem por objetivo a encenação do texto integral da Ilíada e da Odisséia de Homero na tradução de Manoel Odorico Mendes e de outras obras literárias de interesse universal. Participaram da 1ª Bienal de Arte Contemporânea de Thessalônica, na Grécia, e receberam o Troféu Gralha Azul de melhor iluminação.
CORAL HARMONIA, representado pelo presidente da entidade, Hildebrando Porciúncula (Tito Zeglin)
Criado dentro do extinto Clube Harmonia, tem cultivado o canto coral, valorizando e preservando o acervo de canções oriundas do idioma alemão e de músicas que, por sua beleza e longevidade, marcaram época. No repertório, estão músicas cantadas em alemão e muitas músicas nacionais, de autores como Herivelto Martins, Ary Barroso, Raimundo Martins e Henrique de Curitiba.
CLÁUDIO AURÉLIO FLORÊNCIO DE FARIA (Zezinho Sabará)
Servidor de carreira, ingressou no serviço público municipal em 1982. Em 1995, passou a atuar na Assessoria da Lei de Incentivo, atualmente Diretoria de Incentivo à Cultura. Atua na Coordenação de Apoio ao Empreendedor Cultural, unidade responsável por interagir com artistas e produtores culturais.
CLEVERSON PACHECO (Marcos Vieira)
Artista urbano e arte educador, é mais conhecido pelo apelido de Café. Desde 1998, quando teve seu primeiro contato com o grafite, vem desenvolvendo e aprimorando seu traço. Possui trabalhos espalhados por toda Curitiba, Argentina, Colômbia, Paraguai, Holanda e Alemanha. Já participou de exposições coletivas no Sesc da Esquina, Caixa Cultural e na Galeria Teix.
EVERTTON FERNANDES MARIA (Mauro Bobato)
Natural de Juiz de Fora (MG), atua como comunicador multimídia voltado para o entretenimento. Reside em Curitiba há dois anos, atuando como comunicador e apresentador na Rádio 98 FM. Evertton deu vida aos personagens Célia Regina e Argentino Maluco, no programa Happy Hour da 98, que se tornaram símbolos de representatividade pela interatividade e pelo uso de linguagem popular.
FERNANDO LOURENÇO DA SILVA (Osias Moraes)
Há cinco anos, criou nas redes sociais a página Tatuquara in Foco , que se tornou uma plataforma para dar voz aos anseios e preocupações da população, e um canal para monitorar de perto as condições de infraestrutura e cobrar ações do poder público. Seu trabalho leva à conscientização sobre os problemas enfrentados pelos moradores dos bairros Tatuquara e Campo de Santana.
GERSON DE JESUS MONTEIRO JÚNIOR (Sargento Tânia Guerreiro)
Policial militar, especialista em segurança pública, polícia legislativa, inteligência policial, pós-graduando em Polícia Comunitária. Instrutor de segurança privada, pesquisador independente sobre Segurança Pública, Criminologia, Direitos Humanos e Educação, com artigos diversos publicados. Condecorado com a medalha Ruy Barbosa e titulado como embaixador da Paz pela Organização Mundial de Defesa dos Direitos Humanos.
JOÃO BOSCO ARAÚJO (Rodrigo Reis)
Foi diretor de harmonia da Escola de Samba Tom Maior de São Paulo e diretor de ala e alegorias durante 10 anos na Acadêmicos da Realeza. Atualmente, é presidente do Grêmio Recreativo Beneficente Cultural Escola de Samba Deixa Falar. Realiza, junto à instituição, diversos projetos sociais e culturais, bem como eventos relacionados ao samba e ao carnaval.
JULIANA SAEMI MURAKAMI (Nori Seto)
Bacharel em Produção Musical e Composição, é compositora, professora de piano de técnica vocal. Participa do grupo curitibano Wakaba Taiko. Auxiliou no processo de formação da Regional Paranaense de Taiko e faz parte do Trio Nikkei, formação que alia instrumentos e estéticas musicais brasileiras com japonesas.
JULIEL PIMENTEL (Oscalino do Povo)
Cantor e compositor, deu início à sua jornada musical ao tornar-se vocalista de banda. Com o tempo, direcionou seus esforços para a carreira solo. Participou do programa Astros em 2010. Participa de eventos corporativos e particulares da cena musical curitibana.
KARINA AMADORI (Pier Petruzziello)
Artista plástica visual, sua pesquisa artística está ligada à produção do bicho da seda, criando objetos esculturas e instalações usando seus derivados como matéria-prima. Além da relação entre arte e natureza, retratando florestas típicas do sul do Brasil, a artista também representa a essência feminina em suas obras, trazendo suavidade e força ao seu trabalho artístico.
LINDAMIR SALETE CASAGRANDE (Professora Josete)
Professora de matemática e doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos. Atua nas áreas de educação, relações de gênero, ciência e tecnologia e história das mulheres. Coordenadora editorial de Cadernos de Gênero e Tecnologia, é escritora de biografias de mulheres para o público infanto-juvenil.
LUIZ MILECK (Sergio R. B. Balaguer – Serginho do Posto)
Engenheiro mecânico, mestre em Engenharia, mestre em Design da Informação e especialista em Empreendedorismo Social, é cofundador do Locavorista e sócio da Manos & Hermanos. Nos últimos anos, vem trabalhando com foco na erva-mate, que considera exemplo potente de locavorismo (termo que significa a preferência por comprar e consumir alimentos produzidos localmente) e valorização da cultura alimentar local.
MARCELO FREITAS (Tico Kuzma)
Administrador e empreendedor, fundou a Academia do Rock em 2011. Sua missão com a academia é expandir a cultura musical, tornando-a acessível ao maior número de pessoas, difundindo as origens e influências musicais, especialmente no gênero rock and roll. A Academia do Rock promove eventos como o Rock Hour, o Rock Kids e Little Rockers.
MAURO EDISON MUELLER (Jornalista Márcio Barros)
Com quatro décadas de profissão, além de apresentar programas de rádio e TV, fez teatro e lançou seu primeiro livro em 2016. Coordena um trabalho social como palhaço de hospital – o palhaço Mou. Sempre se dedicou à arte, seja na música, rádio, televisão, teatro, cinema ou palhaçaria, difundindo e divulgando a cultura.
MICHAEL PUQUEVIS ANDO (Marcelo Fachinello)
Mais conhecido como Devis, é artista urbano, ilustrador e designer. Em 1998, teve seu primeiro contato com o Graffiti – Street Art, tornando-se um dos principais nomes deste estilo no Paraná. Tem sua arte espalhada por 17 países ao redor do mundo, além de 24 estados brasileiros. Assinando pinturas importantes em Miami, Tóquio, Amsterdã, Bogotá, Barcelona e Panamá.
NELINTON RICARDO ROSENAU (Leonidas Dias)
Jornalista esportivo, teve passagens por grandes emissoras de rádio da capital paranaense, como Rádio Clube FM, Massa FM e Rádio Banda B. Atualmente, integra a equipe esportiva da Rádio CBN, sendo um dos narradores da emissora. Além do seu trabalho como narrador, também ministra cursos de rádio e ministra palestras em escolas públicas.
PAULO CEZAR PEREIRA (Sidnei Toaldo)
Conhecido artisticamente como Pereirinha, é figura proeminente na cena cultural e patrimonial de Curitiba. Fiel às suas raízes e à rica herança italiana de Santa Felicidade, emergiu como um fervoroso defensor do patrimônio cultural e das tradições que moldaram sua comunidade. É fundador e presidente da Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural em Curitiba.
PAULO FRANCISCO DE SOUZA VÍTOLA (Alexandre Leprevost)
Publicitário com mais de 50 anos de experiência em comunicação, com trabalhos como redator, diretor de criação, de planejamento e de projetos especiais em diversas agências, teve mais de uma centena de prêmios conquistados em diversos certames regionais e nacionais de propaganda. Recebeu o troféu Gralha Azul, o título de Comendador da Ordem do Pinheiro e é o atual presidente da Academia Paranaense de Letras.
RENATO ZÓIA (Herivelto Oliveira)
Professor, coreógrafo, dançarino, formador técnico, produtor artístico, diretor técnico e artístico e especialista em danças de salão. Foi coreógrafo, bailarino e professor no quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, ao lado de Ana Maria Braga e Lucélia Santos. Com suas habilidades artísticas, promove e estimula uma prática saudável, cultural, social e festiva entre os curitibanos.
ROBERSON JANNUZZI (Bruno Pessuti)
Graduado em Jornalismo, foi repórter esportivo, cobrindo os três principais times da cidade: Atlético, Coritiba e Paraná Clube, assim como a Federação Paranaense de Futebol. Trabalhou na RIC TV, CNT, Rádio 98 FM e Rede Massa de Televisão. Atualmente, é âncora e editor-chefe do Meio Dia Paraná, da RPC, o jornal de maior representatividade em Curitiba e região metropolitana.
RODRIGO VALIM (Dalton Borba)
Conhecido como Rodrigo Zin, é cantor, compositor, designer e produtor musical, com destaque na cena hip hop. Conta com 170 mil inscritos no YouTube e mais de 80 mil seguidores no Spotify. Tem um total de 37 milhões de visualizações no YouTube e, em apenas um ano, alcançou 9 milhões de visualizações no Spotify. Sua música mais ouvida é Eren Yeager, com 5,5 milhões de visualizações no YouTube e 2,8 milhões no Spotify.
EDSON MENDES (Mauro Ignácio)
Conhecido como Gallo da Madrugada, veio do interior, com o sonho de cantar e mudar de vida. Integrou algumas bandas e sua paixão pela musicoterapia o levou a trabalhar com idosos. Desempenha uma importante função social, levando a música para crianças da Apae e de outras instituições. Canta em casamentos, aniversários e eventos, sempre com muita alegria e dedicação.
Homenageados não presentes
BANDA TUYO (Giorgia Prates)
Formada por Lio, Lay e Machado, a Banda Tuyo é um passeio sonoro pelo pop, house, synthpop e afropop, nas misturas entre beat eletrônico e texturas acústicas. A banda foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo trabalho Chegamos Sozinhos em Casa. Recebeu uma indicação ao Prêmio Multishow como Canção do Ano com a faixa Sonho da Lay.
GIOVANA MADALOSSO (Maria Leticia)
Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. É autora dos livros A teta racional, Tudo pode ser roubado e Suíte Tóquio. Finalista do Prêmio Jabuti, também é autora do livro infantil Altos e Baixos e colunista do jornal Folha de São Paulo. Ativista pelos direitos das mulheres, foi uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.
PAULO ROBERTO SILVA FILHO (Professor Euler)
Criou o portal Hora da Miss, que rapidamente ganhou espaço no cenário acional. É o maior e mais respeitado produtor de conteúdo especializado em concursos de beleza em língua portuguesa do mundo. Paulo Filho já avaliou mais de 3,5 mil candidatas e esteve na comissão julgadora de mais de 120 concursos.
LÚCIA DOS SANTOS DE JESUS (Noemia Rocha)
Bacharel em Teologia, com pós-graduação em Pedagogia Cristã e em Psicomotricidade. É terapeuta de respostas e escritora do livro O Papel da Mulher na Pós- Modernidade. Realiza trabalho voluntário cristão e terapêutico. Atua na área de enfermagem como técnica.
JOÃO CARLOS CARNEIRO (Hernani)
Artista plástico com mais de 47 anos de carreira, desenvolveu trabalhos impressionistas, expressionistas, de definição do traço e do abstracionismo, participando de mais de 140 exposições nacionais e internacionais. Retrata em suas obras diversos pontos de Curitiba, expressando sempre o seu olhar e seu traço único.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba