Criação de polo têxtil no Boqueirão já pode ir a plenário
A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação debateu, nesta quarta-feira (20) quatro projetos de lei em trâmite na Câmara de Vereadores. Um deles cria o Polo Têxtil das Malhas de Curitiba, integrada pela rua Bley Zorning, no bairro Boqueirão, de iniciativa do vereador Mestre Pop (PSC). O texto já foi debatido também nas comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Economia, Finanças e Fiscalização e o próximo passo agora será a votação em plenário.
A matéria (005.00248.2017) foi relatada pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSD), que ressaltou em seu parecer que a iniciativa vai ao encontro do que foi previsto no Plano Diretor, de incentivar regiões que geram emprego e desenvolvimento.
Outro projeto que segue para a votação em plenário é o que permite a instalação de paraciclos nas calçadas, que foi relatado por Helio Wirbiski (PPS). Os autores são Bruno Pessuti (PSD) e Goura (PDT), que fazem parte da Comissão de Urbanismo (005.00178.2017). "Há uma demanda muito grande dos comerciantes pedindo por esses equipamentos, e a ideia é que o proprietário mesmo arque com os custos", argumentou Goura.
O colegiado decidiu encaminhar à Secretaria de Urbanismo dois projetos de lei, para que o órgão se manifeste sobre a viabilidade das propostas. Um deles cria a Rua do Artesanato, que ficaria na Senador Alencar Guimarães, entre as praças Rui Barbosa e Osório (005.000162.2017) e foi relatada por Pessuti. O outro, cujo relator é Mauro Bobato (Pode), permite que proprietários de edificações residenciais e comerciais que estejam em áreas de ocupações regularizadas e adquiridas pelo plano habitacional da Cohab possam requerer também a regularização das construções (005.00168.2017).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba