Crescimento de doença preocupa vereador

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2009 18h10, última modificação 28/06/2021 08h37
Considerando a necessidade de apoio e o número crescente de portadores de psoríase, o vereador Omar Sabbag Filho apresentou projeto que cria o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase e Vitiligo. O documento foi protocolado na Câmara, em 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase.
Para Sabbag Filho, “com o devido tratamento pelo sistema municipal de saúde de Curitiba procura-se diminuir os casos, minimizar as complicações que podem advir do não atendimento adequado, colaborar efetivamente para erradicar o preconceito e melhorar a auto-estima dos portadores, reinserindo-os na sociedade.”
Apoio
A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, transmitida hereditariamente pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Como é uma doença que afeta a pele, mesmo não sendo contagiosa, tem efeitos psicológicos e é fruto de muito preconceito.
Como a forma que cada indivíduo se vê está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características da personalidade, o melhor cuidado a ter com uma pessoa afetada por esta doença é dar-lhe apoio psicológico.
Orientação
O dia 29 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Psoríase e a principal luta de médicos e pacientes é contra o preconceito, que, na maioria das vezes, por desinformação das pessoas, causa constrangimento aos portadores.
Para conscientizar a população sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promoveu uma série de ações em 45 postos espalhados pelo País. Além da distribuição de material informativo, profissionais de saúde orientaram a população.
A psoríase aparece frequentemente em adultos jovens. Quem tem psoríase geralmente possui algum parente, mesmo distante, com a doença. Há, ainda, um fator desencadeante para o surgimento do problema, que pode ser um trauma de pele, como uma queimadura solar ou infecção. Outro fator, mais raro, pode estar relacionado a algum problema emocional.
Pacientes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase afeta cerca de 2% da população no Brasil. Os dados podem ser mais elevados porque na maioria das vezes as pessoas acreditam que estão apenas com uma micose ou alergia e só se conscientizarão de que sofrem de patologia grave quando a doença avança.