CPI das Invasões será instalada na segunda

por Assessoria Comunicação publicado 14/03/2007 19h15, última modificação 15/06/2021 09h38
A Câmara Municipal instala, na próxima segunda-feira (19), às 14h, a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as invasões de terrenos em Curitiba. Na sessão plenária desta quarta-feira (14), foram oficializados os nomes do presidente e membros da CPI, que vai apurar as invasões de terrenos que vêm ocorrendo na cidade e "avaliar se estão sendo organizados por grupos específicos, com interesses comuns e motivos aparentemente levianos", conforme a justificativa. O anúncio foi feito pelo líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), em nome do presidente, João Cláudio Derosso (PSDB). A presidência ficará a cargo do vereador Tico Kuzma (PPS), autor do requerimento de constituição da comissão, aprovado por unanimidade, também presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa da Cidadania. Ainda participarão os vereadores Serginho do Posto (PSDB), Roberto Hinça (PDT), Pastor Valdemir Soares (PR), Angelo Batista (PP), Roseli Isidoro (PT) e Valdenir Dias (PMDB), que deve ser indicado relator por Kuzma.
A CPI terá prazo de 120 dias, prorrogável. Segundo Tico Kuzma, tais invasões, quando surgem de forma aleatória e indiscriminada, resultam na formação de áreas sem nenhuma infra-estrutura, o que é prejudicial e desequilibra o planejamento urbano do município, causando insegurança à população. "Enquanto a cidade busca melhores condições para áreas já ocupadas, novas invasões estão surgindo, gerando prejuízos como um todo e geralmente com objetivos escusos, que devem ser investigados", acrescenta.
Fome Zero e radares
Também foram homologados os nomes dos integrantes das outras duas CPIs que serão instaladas na Casa. A comissão para apurar o funcionamento do "Fome Zero" e outros programas sociais do governo federal em Curitiba terá o vereador Paulo Frote (PSDB) na presidência e, como membros, Elias Vidal (PDT), Pastor Gilso de Freitas (PR), Custódio da Silva (PAN), Manassés Oliveira (sem partido), Dona Lourdes (PSDB) e Pedro Paulo (PT). Iniciará as atividades após o término dos trabalhos da CPI das Invasões e terá, igualmente, prazo de 120 dias.
A última comissão a ser instalada, na seqüência da segunda, vai apurar o funcionamento dos radares no município e será composta pelos vereadores Luis Ernesto (PSDB), presidente, Jairo Marcelino (PDT), Julieta Reis (PSB), Paulo Salamuni (PV), José Roberto Sandoval (PSC), Sabino Picolo (PFL) e André Passos (PT).