Cowparade tem projeto similar em Curitiba
A sugestão do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), em dotar Curitiba do projeto de Exposição Cowparade em caráter definitivo foi acatada pela administração pública, em especial a Fundação Cultural. A entidade promotora considerou importante que a capital paranaense – considerada uma cidade de cunho altamente cultural no cenário nacional - tenha um projeto similar “de intervenção urbana, seja em permanente ou de maior freqüência”.
O evento contemporâneo de arte de rua, simbolizado pelas “vacas” (cow, em inglês), é um dos maiores e mais bem sucedidos em mais de 28 cidades, há pelo menos cinco anos. O projeto envolve a comunidade, empresas, artistas locais, o terceiro setor e público, num conjunto de criação que visa expressar a arte de rua, democratizando a cultura através destas esculturas.
Em Curitiba
Em Curitiba, um evento dentro dos mesmos formatos teve seu lançamento oficial no início deste mês. Segundo o diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani, “é uma oportunidade para inserir a capital paranaense na rota dos grandes eventos culturais internacionais, revelando talentos”. As vacas curitibanas, em tamanho natural, vão ocupar os principais espaços urbanos a partir de outubro, transformando-os numa grande exposição artística ao ar livre.
Para Mario Celso, a importância da “Cowparade” de Curitiba está “na manifestação democrática e cultural que leva à inclusão cultural e social, feita, também, por meio do projeto nas escolas. As crianças irão participar do evento pintando obras e visitando as esculturas pela cidade”.
Na opinião da presidente da FAS, Fernanda Richa, acatada pela médica pediatra Zilda Arns, da Pastoral da Criança, “a responsabilidade social do projeto será promovida através de um grande leilão em prol das entidades que integram a Pastoral”.
O evento contemporâneo de arte de rua, simbolizado pelas “vacas” (cow, em inglês), é um dos maiores e mais bem sucedidos em mais de 28 cidades, há pelo menos cinco anos. O projeto envolve a comunidade, empresas, artistas locais, o terceiro setor e público, num conjunto de criação que visa expressar a arte de rua, democratizando a cultura através destas esculturas.
Em Curitiba
Em Curitiba, um evento dentro dos mesmos formatos teve seu lançamento oficial no início deste mês. Segundo o diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani, “é uma oportunidade para inserir a capital paranaense na rota dos grandes eventos culturais internacionais, revelando talentos”. As vacas curitibanas, em tamanho natural, vão ocupar os principais espaços urbanos a partir de outubro, transformando-os numa grande exposição artística ao ar livre.
Para Mario Celso, a importância da “Cowparade” de Curitiba está “na manifestação democrática e cultural que leva à inclusão cultural e social, feita, também, por meio do projeto nas escolas. As crianças irão participar do evento pintando obras e visitando as esculturas pela cidade”.
Na opinião da presidente da FAS, Fernanda Richa, acatada pela médica pediatra Zilda Arns, da Pastoral da Criança, “a responsabilidade social do projeto será promovida através de um grande leilão em prol das entidades que integram a Pastoral”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba